Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Piauí instalará Laboratório de Inovação; saiba prazo e detalhes de operação

De acordo com a SEAD, o laboratório visa promover a gestão do conhecimento, a democratização da gestão, a transparência e a inclusão digital.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em um movimento pioneiro para a modernização dos serviços públicos, o Piauí dá um passo significativo rumo à inovação com a criação do Laboratório Estratégico de Inovação Aberta (LeIA) da Secretaria de Administração (SEAD/PI). A portaria, assinada pelo Secretário de Administração, Samuel Pontes do Nascimento, na última segunda-feira, 08 de abril, destaca o compromisso do estado com a eficiência do serviço público e a incorporação de novas tecnologias.

Com base em diversos marcos legais e princípios constitucionais, a iniciativa busca estimular a inovação no setor público, alinhando-se às diretrizes nacionais e estaduais de incentivo à pesquisa científica e tecnológica. Entre as legislações citadas para fundamentar a criação do LeIA, estão a Lei Federal nº 13.243/16, conhecida como o Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação, e a Lei nº 14.129, de 29 de março de 2021, que estabelece princípios para o Governo Digital e para o aumento da eficiência pública.

Leia Mais

Samuel Pontes é o secretário de Administração (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

O LeIA propõe um ambiente colaborativo e multidisciplinar, equipado para fomentar o desenvolvimento de projetos inovadores, visando a melhoria contínua na prestação de serviços à população. Um dos principais objetivos é transformar a Secretaria de Administração em uma incubadora de soluções, incentivando a participação e o engajamento de usuários na construção de um serviço público mais eficiente e acessível.

Objetivos e Competências

Dentre as competências atribuídas ao LeIA, destacam-se a difusão da cultura de inovação dentro da SEAD/PI, a modernização de métodos e a solução de problemas complexos por meio de abordagens colaborativas e ágeis. Além disso, o laboratório visa promover a gestão do conhecimento, a democratização da gestão, a transparência e a inclusão digital.

Estrutura e Funcionamento

O laboratório será coordenado pelo Diretor do Núcleo de Inovação Pública do Piauí (NIPI) da SEAD/PI, contando também com um coordenador executivo, pesquisadores, consultores e estagiários. A equipe trabalhará de forma integrada, podendo contar com a colaboração de especialistas internos e externos.

Instalação e Expectativas

Previsto para ser instalado em até 120 dias a partir da publicação da portaria, o LeIA funcionará junto ao NIPI, simbolizando uma nova era de gestão pública no estado. A iniciativa não só visa a melhoria da eficiência e eficácia administrativa, mas também estimula a economia local por meio do fomento à ciência, tecnologia e inovação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES