Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Piauí terá R$ 152,3 milhões para conclusão de 191 obras na educação

Esses números refletem as manifestações de interesse enviadas pelo estado e pelos municípios.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Estado do Piauí está prestes a receber um aporte financeiro significativo para a conclusão de 191 obras na área da educação, totalizando um investimento de R$ 152,3 milhões. A iniciativa faz parte do Pacto Nacional pela Retomada de Obras e de Serviços de Engenharia destinados à Educação Básica e Profissionalizante, promovido pelo governo federal. Esse projeto visa reativar construções que estavam paralisadas e inacabadas em 105 municípios piauienses.

O Ministério da Educação (MEC) será o responsável por disponibilizar os recursos necessários para concluir as obras, proporcionando não apenas infraestrutura adequada, mas também a criação de mais de 30,5 mil novas vagas na rede pública estadual e municipal do Piauí.

Leia Mais

A conclusão desses empreendimentos abrangerá diversos setores da educação, contemplando a construção de 47 unidades de educação infantil, entre creches e pré-escolas, 58 escolas de ensino fundamental, 77 novas quadras esportivas ou coberturas de quadras, e 9 obras de ampliação. Esses números refletem as manifestações de interesse enviadas pelo estado e pelos municípios, indicando a necessidade e importância de retomar esses projetos educacionais.

A fase seguinte do processo envolve as diligências conduzidas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Os estados e municípios terão que apresentar documentos, incluindo laudos técnicos de engenharia com menos de 60 dias da data de envio para o FNDE. Acompanhar os prazos é crucial, pois, após a fase de diligências, o FNDE analisará a disponibilidade orçamentária e financeira, observando critérios de priorização definidos por lei.

O Pacto retomará milhares de obras pelo país na Educação (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)Uma vez aprovado o pedido de pactuação, o FNDE disponibilizará os instrumentos para assinatura pelos entes federativos no Sistema de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec). O ente federativo tem 30 dias para assinar os instrumentos e, em até 12 meses após a validação, comprovar a retomada da obra. O prazo para a conclusão é de 24 meses, com possibilidade de prorrogação por mais 24 meses, mediante aprovação.

Os gestores devem atentar-se aos prazos estabelecidos para responder às diligências do FNDE. As diligências técnicas iniciais devem ser atendidas em até 90 dias a partir do registro do pedido no Simec, com a possibilidade de solicitação de diligências adicionais caso necessário.

A Resolução n. 30, de 13 de dezembro de 2023, estendeu por mais 60 dias o prazo para diligências técnicas iniciais relacionadas à Medida Provisória n. 1.174, caso não tenham sido respondidas no prazo inicialmente estabelecido de 90 dias a partir da solicitação de entrega dos documentos



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES