Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Piauiense assume presidência de órgão nacional dos Conselhos de Cultura

A nova presidente fez um apelo às autoridades de todos os níveis de governo para que se comprometam com investimentos na cultura, propondo metas de 0,5% do orçamento federal, 1% do estadual e 2% do municipal.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta semana, o Conecta, órgão representativo da sociedade civil nos Conselhos de Cultura do país, elegeu como presidente a jornalista e produtora Poliana Sepúlveda, conselheira efetiva do Conselho Estadual de Cultura do Piauí.

Com a confirmação, a piauiense terá um papel crucial na promoção do setor em todo o Brasil.  Natural do interior do Estado, Poliana Sepúlveda não é estranha aos desafios e responsabilidades de seu novo cargo. Anteriormente, como vice-presidente do Conecta e coordenadora da região Nordeste, ela se destacou por sua habilidade em articular comissões e liderar esforços em Brasília para a aprovação de legislações culturais cruciais, como a Aldir Blanc II e a Lei Paulo Gustavo.

Leia Mais

Em seu discurso de posse, Sepúlveda reiterou seu compromisso com a defesa dos direitos socioculturais e a construção de políticas públicas eficazes para o setor. Enfatizando a importância da articulação entre os 21 estados e o Distrito Federal, ela destacou a missão do Conecta de promover uma cultura democrática, inclusiva e acessível a todos.

Poliana Sepúlveda assume a presidência do Conecta (Foto: Reprodução/Divulgação) Sepúlveda também abordou os desafios enfrentados pelo setor cultural, incluindo a necessidade de maior investimento público. Citando pesquisas recentes, ela apontou para a significativa contribuição da cultura e das indústrias criativas para a economia nacional, empregando cerca de 7,5 milhões de pessoas e representando aproximadamente 3,11% do PIB brasileiro.

A nova presidente fez um apelo às autoridades de todos os níveis de governo para que se comprometam com investimentos específicos na cultura, propondo metas de 0,5% do orçamento federal, 1% do estadual e 2% do municipal. Essa medida visa assegurar o florescimento da cultura brasileira e sua plena contribuição ao desenvolvimento do país.

Por fim, Poliana Sepúlveda concluiu seu discurso com um convite à união e à colaboração de todos os envolvidos na cultura brasileira. Citando Esperança Garcia, ela enfatizou a importância de reconhecer e valorizar aqueles que contribuem ativamente para o setor cultural.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES