Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Prefeito é empossado após reverter cassação e cidade do Piauí vive ebulição

O imbróglio teve início após o líder do Executivo e a vice-prefeita serem cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) por suposta compra de votos na eleição de 2020.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após decisão cautelar do Tribunal Superior Eleitoral, o prefeito de Dom Expedito Lopes, Valmir Barbosa (Republicanos), tomou posse na última sexta-feira, 01 de março, em meio a comemoração efusiva de populares e vereadores aliados. A ação que lhe devolveu o mandato foi relatada pelo ministro piauiense Kassio Nunes Marques

O imbróglio teve início após o líder do Executivo e a vice-prefeita serem cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) por suposta compra de votos na eleição de 2020. Na decisão, Nunes Marques apontou que as provas que embasaram a cassação infringem a legislação penal, pois consistiam em gravações realizadas sem autorização legal. Entre as evidências questionadas pelo TSE, está um áudio capturado por gravador e um vídeo obtido de uma câmera de segurança. Ambos foram feitos na residência de Welinton Soares dos Anjos, onde Valmir Barbosa de Araújo, então candidato a prefeito, teria oferecido R$ 2.000 e prometido serviços elétricos em troca dos votos do casal (Welinton e sua esposa).

Leia Mais

Com o retorno do prefeito, apoiadores o carregaram nos braços e fizeram festa pela cidade, inclusive, com ataques à interina, Renata Bello, que pertence ao mesmo partido de Valmir, mas rompeu com ele após ser preterida no pleito suplementar, passando a apoiar o candidato petista Joaquim Barbosa. Ela chegou a ser referenciada como 'traíra'. Com isso, o município vive uma 'ebulição' política, que deve refletir na disputa regular de outubro. 

Valmir Barbosa retoma manadato (Foto: Reprodução/Redes Sociais)Três chapas disputavam a eleição suspensa

Na eleição suspensa, três chapas estavam na disputa: Jonas Carvalho, administrador, e Everaldo Gonçalves, pelo Partido Republicanos, contavam com o apoio do prefeito cassado Valmir Araújo. Este apoio ocorreu apesar de Araújo não ter confirmado a candidatura de sua correligionária, a vereadora Renata Belo, que assumiu a prefeitura interinamente, evidenciando uma divisão interna que marcou o cenário eleitoral.

Outra chapa era formada pelo professor Joaquim Barbosa para prefeito e pelo vereador Lopes para vice, representando o Partido dos Trabalhadores (PT). Eles receberam o apoio do governador Rafael Fonteles (PT) e da prefeita interina Renata Belo, refletindo uma aliança após os desentendimentos no Republicanos.

Por último, a disputa incluía o ex-prefeito Agenor Lima e Kildary Gonçalves, pelo Partido Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Agenor, membro do grupo político "Boca Preta", contava com o endosso dos líderes do partido no Piauí.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES