Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Dois municípios do Piauí realizam eleições suplementares no domingo (03)

No caso de Gilbués, o processo eleitoral visa eleger os nove membros da Câmara Municipal de Vereadores.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Neste domingo (3), eleitores de dois municípios piauienses, Dom Expedito Lopes e Gilbués, serão convocados para participar de eleições suplementares. Em Dom Expedito Lopes, o foco está na escolha de um novo prefeito e vice-prefeito. Já em Gilbués, o processo eleitoral visa eleger os nove membros da Câmara Municipal de Vereadores.

A necessidade de um novo pleito em Dom Expedito Lopes surgiu após o TRE-PI cassar os mandatos de Valmir Barbosa de Araújo e Evanil Conrado de Moura Lopes, do Partido Republicanos, que haviam sido eleitos em 2020. A cassação, decidida em uma sessão do Tribunal em 6 de novembro de 2023, foi motivada por irregularidades na captação de votos. Até a posse dos novos eleitos, Maria Renata Alves de Sousa, presidente da Câmara Municipal, assume temporariamente a prefeitura.

Leia Mais

A disputa jurídica em Dom Expedito Lopes teve início com uma denúncia da coligação “Resgatar a Verdade e o Compromisso”, composta pelos partidos PP e MDB. Eles acusaram Valmir Barbosa, então candidato à reeleição, de abuso de poder e compra de votos durante a campanha eleitoral de 2020.

Eleitores de dois municípios do Piauí vão às urnas no domingo (Foto: Antônio Augusto/TSE)Por outro lado, a eleição suplementar em Gilbués ocorre após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) invalidar, em 12 de setembro do ano passado, todos os votos direcionados aos candidatos a vereador pelo Partido Progressistas (PP) nas eleições de 2020, além de cassar cinco vereadores eleitos por esta legenda, incluindo o presidente da Câmara Municipal. A decisão veio após a identificação de fraude na cota de gênero, com a inscrição de candidaturas femininas fictícias, o que levou à anulação de mais da metade dos votos válidos para vereador, afetando diretamente a composição da Câmara, que conta com nove assentos.

A constatação foi de que Ana Vitória Pereira Xavier, Lacy Verônica Fernandes Figueredo e Vilma Pêssego Vogado teriam sido registradas como candidatas sem a intenção real de concorrer evidenciou a tentativa de contornar a legislação eleitoral, motivando a renovação total dos cargos na Câmara Municipal de Gilbués.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES