Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Prefeito reempossado no Piauí exonera todos os secretários e comissionados

A medida afetou igualmente coordenadores, assessores e ocupantes de posições em toda a estrutura administrativa do município.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após ser reconduzido ao seu posto pela decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na sexta-feira, 1º de março, o prefeito de Dom Expedito Lopes, Valmir Barbosa de Araújo, do partido Republicanos, promoveu a exoneração de todos os secretários municipais, bem como dos funcionários ocupantes de cargos comissionados e aqueles sob regime de contratação temporária.

A medida afetou igualmente coordenadores, assessores e ocupantes de posições em toda a estrutura administrativa do município, abrangendo tanto a administração direta quanto a indireta. As demissões foram formalizadas por meio do Decreto Municipal nº 112/2024.

Leia Mais

Valmir Barbosa é o prefeito de Dom Expedito Lopes (Foto: Reprodução/Instagram)Esta ação do prefeito ocorreu no contexto de uma reviravolta política, desencadeada pelo TSE que, ao anular a cassação de seu mandato, cancelou também as eleições suplementares previstas para ocorrer no domingo, dia 3 de março, na cidade de Dom Expedito Lopes. O pleito contava com três candidatos concorrentes. O Tribunal Superior interveio ao constatar irregularidades nas provas usadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) contra o prefeito, especificamente no que tange à utilização de gravações secretas sem a devida autorização judicial, um procedimento considerado ilegal pela jurisprudência eleitoral, por ter sido feito à revelia dos envolvidos.

Essa reviravolta judicial ocorre após o episódio de novembro de 2023, quando Valmir Barbosa de Araújo e sua vice, Evanil Conrado de Moura, tiveram seus mandatos revogados pelo TRE-PI, em virtude de uma condenação baseada em acusações de compra de votos



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES