Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Exclusivo PT do Piauí dá prazo às Municipais e julgará infidelidade de 'insurgentes'

Uma análise em alguns municípios chave revela que não existe um consenso entre os membros do partido.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em conversa com o Meio Norte, o presidente do PT no estado e ex-deputado, João de Deus, destacou que os Diretórios Municipais do partido têm até o final de abril para definir sua estratégia para as eleições de outubro. Esta decisão pode envolver lançar uma candidatura própria ou apoiar uma candidatura de outro partido. Após essa decisão ser tomada, a direção estadual do partido irá confirmá-la e informar a todos os membros, incluindo os parlamentares, sobre a posição oficial do partido em cada município. Aqueles que decidirem apoiar candidaturas fora do partido - ou do grupo político escolhido - serão notificados e poderão enfrentar sanções que variam de uma advertência até a expulsão, por infidelidade partidária.

João de Deus é presidente estadual do PT (Foro: Reprodução/Facebook)Uma análise em alguns municípios chave revela que não existe um consenso entre os membros do partido. Em Piracuruca, por exemplo, enquanto o deputado federal Florentino Neto apoia Marcelo Jatobá, o PT local apoia a reeleição de Assis Mãozinha, que é membro do partido. Situações semelhantes ocorrem em outras cidades. Em Amarante, os petistas Francisco Costa, Fábio Xavier e Dr. Vinícius estão apoiando o pré-candidato Professor Adriano, indicado pelo atual prefeito Diego Teixeira (Progressistas), divergindo do partido que apresentou Clemilton Queiroz como pré-candidato próprio.

Leia Mais

Em Oeiras, também se observa uma divergência, com o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Franzé Silva, apoiando o médico Hailton Alves, filiado ao Solidariedade, enquanto o PT local tem como pré-candidato o superintendente do Incra, Ícaro Carvalho.

No caso de Jatobá do Piauí, o deputado estadual Flávio Nogueira Júnior está apoiando Dógim Félix (Progressistas) e busca a adesão do PT, apesar do governador Rafael Fonteles já ter sinalizado apoio ao atual prefeito Hilton Gomes (PSD). Essa diversidade de apoios dentro do partido sinaliza desafios na unificação de estratégias eleitorais nos municípios.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES