Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Exclusivo Quatro partidos dominam as Prefeituras do Piauí; veja o panorama atual

As filiações nesse período já versam para eleição municipal do próximo ano, e consolidam metas ousadas das legendas quanto a representatividade no tabuleiro político a partir de 2024.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No Piauí os partidos vivem uma guerra ‘não tão silenciosa’ pela liderança em números de Prefeituras, posto ocupado atualmente pelo Progressistas. No entanto, com o resultado do pleito de 2022 a legenda oposicionista vem perdendo lideranças importantes para as agremiações ligadas aos Palácios do Karnak e Planalto, o que vem sendo explicitado com mais veemência nas últimas semanas

As filiações nesse período já versam para eleição municipal do próximo ano, e consolidam metas ousadas das legendas quanto a representatividade no tabuleiro político a partir de 2024. 

Leia Mais

Em conversa com o MeioNorte, o presidente estadual do PP, Joel Rodrigues, aponta que nos últimos cálculos a legenda tem 67 Prefeituras sob seu comando; o ex-prefeito de Floriano tem o desafio de fortalecer o grupo mesmo com o resultado eleitoral ‘indigesto’ do pleito anterior. 

Na sequência vem o MDB, partido comandado pelo senador Marcelo Castro, que figura com cerca de 50 prefeitos e nutre a expectativa de alcançar pelo menos 60 nos próximos meses. 

O PSD, comandado pelo deputado federal Júlio César é outra legenda que vem angariando muitas filiações nos últimos meses; com uma forte atuação municipalista, o grupo do parlamentar vem se fortalecendo para alcançar o posto de partido com o maior número de Prefeituras. Atualmente, de acordo com o deputado estadual Georgiano Neto, o PSD possui 46 filiados

No Piauí, o PT tem 41 prefeitos atualmente, mas filia mais dois na sexta (Foto: Reprodução/Facebook)

Por fim, o Partido dos Trabalhadores, legenda do governador Rafael Fonteles e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva trabalha para alcançar o comando do Poder Executivo de até 80 municípios após as eleições de 2024; hoje em dia, a legenda possui 41 prefeitos, segundo projeção do presidente estadual da sigla, João de Deus

Somados, os quatro partidos possuem o comando de 204 Prefeituras, revelando  concentração de forças no Estado. Para as próximas semanas novas filiações são esperadas, na sexta (28), por exemplo, o PT filiará os prefeitos de Piracuruca (Assis Mãozinha) e Luís Correia (Maninha Fontenelle), chegando a marca de 43.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES