Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Rafael Fonteles sanciona a lei de diretrizes orçamentárias de 2024

As ações prioritárias estão diretamente vinculadas aos programas da Administração Pública Estadual para o ano de 2024.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador do Estado do Piauí, Rafael Fonteles (PT), sancionou a lei de diretrizes orçamentárias (LDO) de 2024. A medida estabelece as diretrizes para o exercício financeiro do próximo ano, seguindo as disposições constitucionais e legais vigentes.

A LDO de 2024 compreende diversos aspectos fundamentais para a gestão financeira do Estado. Entre eles estão as metas e prioridades da Administração Pública Estadual, a estrutura e organização dos orçamentos, as diretrizes para elaboração e execução dos orçamentos do Estado, as disposições para limitação de empenho, a política de pessoal, as transferências voluntárias, alterações na legislação tributária, a política de aplicação dos recursos das agências financeiras oficiais de fomento e outras disposições finais.

Leia Mais

As ações prioritárias estão diretamente vinculadas aos programas da Administração Pública Estadual para o ano de 2024, que, por sua vez, são relacionados aos Eixos Governamentais e seus respectivos desafios estratégicos, estabelecidos na Lei do Plano Plurianual – PPA 2024-2027.

Rafael Fonteles é o governador do Piauí (Foto: CCOM/Divulgação)A LDO também determina que as metas físicas e fiscais serão elaboradas a partir dos projetos estruturantes de cada área, priorizando os investimentos a serem realizados na Lei Orçamentária Anual de 2024.

A estrutura e organização dos orçamentos fiscal, da seguridade social e de investimento das empresas controladas pelo Estado serão elaborados de acordo com as diretrizes estabelecidas na LDO e seguirão os objetivos, metas e prioridades definidos no Plano Plurianual para o período de 2024 a 2027.

Os orçamentos fiscal e da seguridade social devem abranger a programação dos Poderes do Estado, Fundos, Órgãos, Autarquias e Fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público, bem como das Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista em que o Estado detenha a maioria do capital social com direito a voto e que recebam recursos do Tesouro Estadual.

Além disso, a LDO estabelece a padronização das fontes ou destinação de recursos adotadas no planejamento, na execução orçamentária e financeira e nos controles, seguindo as normas estabelecidas pelas portarias conjuntas e específicas do governo.

Com a sanção da lei de diretrizes orçamentárias de 2024, o Estado do Piauí dá mais um passo na gestão responsável e planejada dos recursos públicos, buscando atender às necessidades e prioridades da população.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES