Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Rafael Fonteles sanciona lei de Gracinha que cria selo nas cidades do Piauí

A lei estabelece critérios e diretrizes para a promoção da acessibilidade, visando assegurar a participação plena e efetiva na sociedade dessas pessoas.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na terça-feira, 03 de outubro, o governador Rafael Fonteles sancionou a lei proposta pela deputada Gracinha Mão Santa (Progressistas) que institui o "Selo de Acessibilidade", um certificado de qualidade voltado para garantir a acessibilidade de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida nos municípios piauienses. 

A lei estabelece critérios e diretrizes para a promoção da acessibilidade, visando assegurar a participação plena e efetiva na sociedade dessas pessoas. De acordo com o texto da lei, a pessoa com deficiência é aquela que possui impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, enquanto a pessoa com mobilidade reduzida é aquela que enfrenta dificuldades de movimentação, seja de forma permanente ou temporária.

Leia Mais

Rafael Fonteles sanciona lei proposta pela opositora Gracinha Mão Santa (Foto: Reprodução/Divulgação)

''Ótimas notícias para começar esta quarta-feira! Dois projetos de lei de nossa autoria foram sancionados pelo Governo do Estado. O primeiro, PL n° 8.157, prevê campanhas de conscientização para o uso responsável das tecnologias digitais na rede pública de ensino do Piauí. O segundo é o PL n° 8.150, que institui o 'Selo Acessibilidade', visando fomentar e expandir políticas públicas para facilitar o acesso de pessoas com deficiência (PCD). O selo será concedido a municípios que cumpram diversas medidas nas áreas da educação, saúde, O segundo é o PL n° 8.150, que institui o 'Selo Acessibilidade', visando fomentar e expandir políticas públicas para facilitar o acesso de pessoas com deficiência (PCD). O selo será concedido a municípios que cumpram diversas medidas nas áreas da educação, saúde'', escreveu Gracinha nas redes sociais.

O "Selo de Acessibilidade" será concedido aos municípios que adotem medidas eficazes para garantir a acessibilidade nos setores de educação, saúde, transporte público, praças e estacionamentos, tanto na zona urbana como na zona rural.

Na educação, por exemplo, devem ser implementadas rampas, mobiliário acessível e banheiros adaptados, além da contratação de profissionais capacitados para atender às necessidades dos portadores de deficiência ou mobilidade reduzida. Na saúde, a disponibilização de vagas de estacionamento próximas às entradas dos hospitais e unidades básicas de saúde, rampas e banheiros adaptados são algumas das ações previstas.

No transporte público, a instalação de rampas e assentos adequados para pessoas com deficiência, mobilidade reduzida ou acompanhadas de cão guia é uma das medidas propostas. Para praças e estacionamentos, a instalação de rampas e vagas de estacionamento acessíveis será exigida, juntamente com fiscalização e multas para aqueles que desrespeitarem as vagas reservadas.

Os gestores municipais que atenderem a todas as disposições da lei terão direito ao certificado de qualidade de acessibilidade municipal, o "Selo de Acessibilidade". A entrega desse selo será realizada anualmente, em uma sessão solene que ocorrerá no dia 3 de dezembro, data em que é celebrado o Dia Internacional das Pessoas com Deficiências.

A regulamentação da lei ficará a cargo do Poder Executivo, que definirá as regras de participação e os requisitos necessários para a obtenção do "Selo de Acessibilidade".

A entrada em vigor da lei se dá a partir de sua publicação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES