Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Recusa de perfuração na foz do Amazonas confronta Marina e senador da base

A Petrobras havia solicitado ao IBAMA o licenciamento ambiental para a perfuração de um único poço de pesquisa no bloco FZA-M-59, localizado a cerca de 175 km da costa do Amapá.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O senador Jader Barbalho, do MDB-PA, protocolou um requerimento nesta quarta-feira, 7 de junho, solicitando informações à Ministra de Estado do Meio Ambiente, Marina Silva, sobre os estudos técnicos realizados pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (IBAMA) que embasaram a negativa à solicitação da Petrobras para perfurar um único poço de pesquisa em águas profundas no bloco FZA-M-59, na bacia do rio Foz do Amazonas, na Margem Equatorial.

No requerimento, o senador solicita esclarecimentos sobre os pontos técnicos que serviram de embasamento para a negativa do licenciamento ambiental, bem como a legislação que ampara essa decisão. Além disso, questiona por que o IBAMA não considerou os aprimoramentos feitos pela Petrobras no plano de emergência e se os mesmos não seriam suficientes para resguardar e reverter um possível vazamento de óleo na região.

Leia Mais

O senador, da base governista também levanta preocupações sobre o impacto dessa negativa para a Petrobras, que já possui 12 blocos nas bacias sedimentares da Foz do Amazonas, Pará/Maranhão e Barreirinhas. Ele ressalta que a inviabilidade ambiental pode resultar em litígios com a Agência Nacional do Petróleo (ANP), multas e pleitos indenizatórios, além de comprometer a avaliação do potencial da região, a segurança energética e a transição energética do país.

Jader Barbalho e Marina Silva (Foto: Agência Brasil/Fábio Rodrigues Pozzebom)

O requerimento também solicita uma cópia completa do processo administrativo do IBAMA, incluindo os pareceres técnicos emitidos pelo órgão e os documentos enviados pela Petrobras.

A Petrobras havia solicitado ao IBAMA o licenciamento ambiental para a perfuração de um único poço de pesquisa no bloco FZA-M-59, localizado a cerca de 175 km da costa do Amapá. A empresa buscava identificar a existência de petróleo na área e, se confirmado, explorar novos recursos petrolíferos.

No entanto, em março deste ano, o IBAMA indeferiu a licença, levando a Petrobras a entrar com um pedido de reconsideração, que ainda aguarda resposta. Enquanto aguarda a decisão, a Petrobras decidiu retirar o navio sonda NS 42 da região da bacia Foz do Amazonas, direcionando-o para atividades na bacia de Campos, no Sudeste do país.

A Petrobras destaca sua experiência bem-sucedida em perfurações em águas rasas na região da Margem Equatorial Brasileira e seu conhecimento técnico e operacional para atuar em águas profundas, garantindo os mais rigorosos padrões de segurança e operação.

Para a Petrobras, a negativa do IBAMA representa um obstáculo ao desenvolvimento do Brasil e da região Norte, uma vez que a pesquisa de petróleo na costa do Amapá poderia trazer riqueza e empregos para milhares de famílias.

A Margem Equatorial é considerada uma nova fronteira para a expansão das reservas petrolíferas da Petrobras, com investimentos previstos de US$ 3 bilhões nos próximos 5 anos. A empresa destaca que todos os recursos mobilizados para a avaliação pré-operacional foram viabilizados com base em decisões e aprovações do IBAMA, seguindo a legislação vigente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES