Petróleo na foz do Amazonas: Ibama vai avaliar novo pedido da Petrobras

O órgão negou autorização à petroleira após notar que o seu requerimento não apresentava garantias ambientais

Ibama vai reanalisar solicitação de exploração de petróleo na bacia da foz do Amazonas | Roberto Francellino
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) anunciou que vai reavaliar a solicitação da Petrobras para a exploração de petróleo na bacia da foz do rio Amazonas, no Amapá.

A reapresentação do pedido foi realizada na última quinta-feira (25), logo após o instituto ter negado dar sua autorização por entender que, no requerimento, havia lacunas acerca de garantias para atendimentos à fauna em eventuais acidentes com o derramamento de óleo.

Leia Mais

"O Ibama informa que recebeu nesta quinta-feira (25/05) a reapresentação de Pedido de Expedição de licença ambiental para atividade de perfuração marítima no Bloco FZA-M-59, na Margem Equatorial Brasileira, pela Petrobras", afirma o órgão. "O Instituto vai analisar novamente a proposta e discutir tecnicamente as alterações apresentadas no novo pedido", completa a nota divulgada na sexta-feira (26).

Ibama desativa mais de 20 acampamentos de invasores em Terra Indígena no PA

Garimpo ilegal: Forças Armadas e Ibama destroem 29 embarcações no AM

Ibama fiscaliza pesca da lagosta e aplica R$ 1 milhão em multas no Nordeste

Pesquisa recusada

Nas últimas semanas, o Ibama rejeitou dar licença para a petroleira perfurar um poço de petróleo na bacia da foz do rio Amazonas, litoral do Amapá.  A estatal esperava pelo aval do órgão ambiental para fazer uma escavação teste a cerca de 175 quilômetros da costa.

O texto técnico metodológico apresentado apontou que o plano da empresa para a área não contava com garantias em prestar assistência à fauna em possíveis incidentes com o escorrimento de óleo, além da ausência de estratégias quanto à previsão de impactos da atividade em três terras indígenas próximas ao local de exploração, em Oiapoque.

A decisão do Ibama suscitou atritos no governo e entre parlamentares da região amazônica.

O líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (sem partido), anunciou sua desfiliação do Rede Sustentabilidade - partido criado pela atual ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. A disputa sobre a exploração de petróleo na região é identificada como um dos motivos para o desgaste político.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES