Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Exclusivo Senador maranhense propõe merenda nas escolas nas férias e fins de semana

A proposta tem como intuito promover uma integração entre os programas governamentais que visam melhorar a alimentação da população brasileira.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O senador Weverton, do PDT-MA, protocolou um projeto de lei que propõe a modificação da Lei nº 11.947/2009, com o objetivo de incluir o fornecimento de merenda escolar nas escolas públicas também nos finais de semana e períodos de férias escolares. A proposta visa garantir o acesso à alimentação adequada para os alunos durante todo o ano, levando em consideração a realidade de diversos estados brasileiros em que a merenda escolar é a principal refeição das crianças.

A Lei nº 11.947/2009 instituiu o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que tem como objetivo fornecer alimentação nas escolas públicas aos alunos regularmente matriculados. No entanto, o senador acredita que o fornecimento de alimentos pode e deve ser estendido para os finais de semana e períodos de férias, considerando que muitas crianças dependem da merenda escolar como fonte de nutrição adequada.

Leia Mais

A proposta de modificação da lei inclui um parágrafo único no artigo 4º, que estabelece que o fornecimento da alimentação escolar nos finais de semana e férias escolares poderá ser realizado por meio de recursos alocados dos programas de aquisição de alimentos e de incentivo à alimentação saudável do Governo Federal.

Weverton propõe que seja concedida meranda nas escolas aos finais de semana e nas férias (Foto: Agência Senado)O senador Weverton justifica o projeto destacando a importância de garantir uma alimentação de qualidade para as crianças, o que pode ter um impacto significativo no desempenho escolar e no aprendizado. Ele ressalta que o PNAE tem como objetivo contribuir para o crescimento, desenvolvimento biopsicossocial, aprendizagem, rendimento escolar e formação de hábitos alimentares saudáveis dos alunos, por meio de ações de educação alimentar e oferta de refeições que atendam suas necessidades nutricionais durante o período letivo.

A proposta tem como intuito promover uma integração entre os programas governamentais que visam melhorar a alimentação da população brasileira, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o PNAE. A ideia é ampliar o escopo do PNAE para incluir a possibilidade de fornecimento de alimentação escolar nos finais de semana e férias escolares, utilizando recursos do Programa de Aquisição de Alimentos.

Dados mencionados na justificativa do projeto revelam a situação de insegurança alimentar enfrentada por crianças em diversos estados do país. No Maranhão, por exemplo, 63,3% das crianças com até dez anos vivem nessa situação. Além disso, estudos apontam que a merenda escolar é a única ou principal refeição do dia para a maioria dos estudantes da rede pública de ensino da região metropolitana do Rio de Janeiro, sendo que 56% dependem dos alimentos oferecidos na escola.

Diante dessas realidades, o projeto propõe que a gestão da iniciativa fique a cargo dos municípios, que poderão escolher a melhor forma de distribuir os alimentos aos estudantes, seja por meio de cestas básicas ou na própria escola, com o acréscimo de atividades extracurriculares e esportivas.

O senador Weverton destaca a importância e abrangência da proposta para a sociedade brasileira e pede a aprovação célere do projeto de lei pelos colegas senadores, visando combater a desnutrição infantil no Brasil a curto prazo e garantir o direito à alimentação adequada para todas as crianças que estudam.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES