Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Serra da Capivara: Governo Lula aprova ampliação da urgência na região

A portaria estabelece um recurso financeiro para ser incorporado ao limite financeiro de Média e Alta Complexidade (MAC) do estado.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na segunda-feira, 15 de abril, a ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima, publicou a Portaria GM/MS Nº 3.531, aprovando o Plano de Ação Regional da Rede de Atenção às Urgências e Emergências para a Macrorregião Serra da Capivara, no Estado do Piauí. Além disso, a portaria estabelece um recurso financeiro para ser incorporado ao limite financeiro de Média e Alta Complexidade (MAC) do estado.

O plano de ação aprovado visa aprimorar o atendimento de urgência e emergência na região da Serra da Capivara, abrangendo tanto o Estado do Piauí quanto seus municípios. Essa medida é parte dos esforços contínuos do Ministério da Saúde para fortalecer a rede de saúde pública e garantir atendimento eficiente em situações críticas.

Leia Mais

O recurso financeiro estabelecido pelo Ministério da Saúde, no montante anual de R$ 738.783,36, será destinado ao Bloco de Manutenção das Ações e Serviços Públicos de Saúde - Grupo de Atenção Especializada. Especificamente, esse recurso será voltado para o custeio diferenciado de sete leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto Tipo II.

Foram liberados recursos para sete novas UTIs (Foto: Maurício Basílio/Governo do RJ) A transferência desses recursos será realizada de forma regular e automática pelo Fundo Nacional de Saúde ao Fundo Estadual de Saúde do Piauí, em parcelas mensais. Isso ocorrerá mediante processo autorizativo encaminhado pela Secretaria de Atenção Especializada à Saúde.

A Portaria entrou em vigor com a sua publicação, com efeitos financeiros a partir da terceira parcela de 2024.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES