Direito, Economia & Política

Tudo sobre Direito, Economia & Política

BNDES tem melhor avaliação de toda a série histórica, aponta o Datafolha

Os resultados, os melhores desde o início da série histórica em 2015, indicam uma crescente associação do banco com aspectos positivos

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma pesquisa realizada pelo instituto Datafolha, a pedido do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), revelou que o Banco é amplamente reconhecido pela população brasileira como uma instituição promotora do desenvolvimento nacional e geradora de empregos. Os resultados, os melhores desde o início da série histórica em 2015, indicam uma crescente associação do banco com aspectos positivos, como desenvolvimento empresarial, infraestrutura e geração de empregos.

Segundo o instituto de pesquisa, o percentual de entrevistados que relaciona a instituição à promoção do desenvolvimento alcançou 54%, subindo 7 pontos percentuais em comparação com 2022, o melhor resultado desde que a pesquisa passou a ser contratada, em 2015. Dos entrevistados, 95% associaram a atuação do BNDES a impactos positivos na economia.

Além disso, de acordo com o Datafolha, os índices Favorabilidade, Confiança e Advocacy entre os que conhecem o BNDES também alcançaram os melhores resultados históricos, com 82% dos entrevistados com a impressão positiva do banco (Favorabilidade), com 73% manifestando confiança alta ou muito alta no BNDES, e índice de Advocacy de 43 (percentual de pessoas que falariam bem do Banco menos percentual de pessoas que falariam mal do Banco). Com esses resultados, o índice de Favorabilidade aumentou 5 pontos percentuais, o de Confiança 7 pontos percentuais, e o saldo do índice Advocacy, 11 pontos, em relação à pesquisa anterior.

A pesquisa também mostrou que a percepção dos brasileiros sobre a atuação ética e responsável da instituição aumentou 18 pontos percentuais em 2023, assim como sobre a divulgação contínua de informações – transparência, que subiu 17 pontos percentuais, os melhores resultados nos últimos anos.

O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, destacou a importância dessa percepção positiva e enfatizou os esforços do banco em promover transparência e ética em suas operações. Mercadante lembra que o BNDES, que já foi acusado de ser uma caixa-preta, alcançou, no ano passado, o nível de excelência em transparência no ranking da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e, agora, é reconhecido pela população.

“É o resultado do trabalho de profissionais altamente qualificados do BNDES, que resgatou o papel histórico do banco de fomento ao desenvolvimento do país, com reconhecimento da sociedade brasileira”, completou.

A pesquisa foi realizada entre os dias 30 de novembro e 15 de dezembro de 2023 e respondida por 2.020 brasileiros, com 18 anos ou mais, das classes ABC, com renda familiar mensal acima de dois salários-mínimos e conhecimento mínimo sobre o BNDES.

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES