José Osmando

Coluna do jornalista José Osmando - Brasil em Pauta

Marco temporal e a estranha entrega de terras devolutas

Supremo Tribunal Federal retoma julgamento do marco temporal e intensifica disputa por terras indígenas no Brasil

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

 Nesse próximo dia 7 de Junho, o Supremo Tribunal Federal retoma o julgamento do chamado marco temporal, que só permite a demarcação de terras indígenas que já estavam ocupadas pelos povos originários no momento da promulgação da Constituição Federal de 1988. Fora desse prazo, os indígenas que não estavam nas áreas a serem demarcadas pelo governo não mais terão esse direito, mesmo que essa ausência de ocupação tenha sido causada por expulsão violenta de seu habitat natural, como é muito comum acontecer no Brasil.

O retorno do julgamento pelo STF ocorre num momento de grande tensão e pressão dois lados. Daqueles latifundiários que desejam continuar ocupando terras indígenas, ricas de vegetação, recursos hídricos e minérios, sobretudo ouro e diamante; do outro lado, os próprios indígenas e entidades da sociedade civil que os apoiam, na luta para evitar que o pior aconteça. Que suas terras sejam tomadas por interesses econômicos pouco republicanos, nisso incluindo poderosos agentes financeiros do exterior.

SEIS NOVAS ÁREAS

É também num momento em que o recém-empossado governo do Presidente Lula voltou a atuar fortemente no interesse de proteger as populações indígenas, homologando, como fez recentemente, seis novas áreas, após cinco anos de paralisação, desde o governo Temer e passando por todo o período Bolsonaro, governantes que atuaram em prejuízo flagrante dos povos originários, colocando-se sempre em clara demonstração de apoio aos ocupantes endinheirados.

As áreas recentemente homologadas pelo governo Lula foram Arara do Rio Amônia ( AC), Cariri-Xocó (AL), Rio dos Índios(RS), Tremembé da Barra do Mundaú (CE), Avá-Canoeiro(GO) e Uneiuxi (AM). O governo luta pela prevalência do “direito originário”, e atua para fazer a proteção dos territórios, cumprindo as determinações constitucionais de realizar as demarcações, até mesmo pelo reconhecimento de que os povos indígenas, desde a ocupação do país pelos portugueses, têm sido vítimas de exploração, saques, expulsão violenta e mortes. 

REALIDADE VERGONHOSA

E não é apenas uma questão do passado, guardada em registros históricos, mas uma realidade vergonhosa, como a que se verificou em terras já demarcadas, nas reservas indígenas dos povos Yanomamis, que estão hoje ocupadas por milhares de garimpeiros ilegais, que se instalaram na perseguição a essa gente, e contam com organização operacional do capital externo, interessado no ouro e no diamante que os invasores ilegais realizam nessas áreas e depois mandam para o exterior.

A situação é tão grave que, mesmo após quatro meses de atuação severa da Polícia Federal, do Exército, do Ibama e outros órgãos que atuam em cooperação, as áreas indígenas seguem com a presença dos garimpeiros e suas poderosas máquinas de ocupação, contaminando rios, derrubando as florestas, fazendo queimadas, intimidando, violentando e matando os remanescentes desses povos.

VERDADEIRA GUERRA

O que se vê nessa verdadeira guerra que se estabeleceu em torno do tal marco temporal, entre a luta desigual dos que querem preservar suas terras originárias e a pressão feita pelos representantes do capital, interessados em abocanhar e incorporar novas e valiosas áreas aos seus crescentes patrimônios, é bem um retrato desse Brasil enviesado que a cada dia se consolida. As atitudes tomadas pela Câmara dos Deputados, esta semana, retirando poder e capacidade de atuação do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério dos Povos Indígenas, enfraquecendo-os de modo escancarado, são exemplo claro sobre de que lado fica, na sua maioria, a classe política que impõe regras aos cidadãos.

TERRAS DEVOLUTAS

Outro exemplo deplorável, que chega na exata hora de separar o joio do trigo, é essa notícia dada hoje pela imprensa,  de que o governador de São Paulo decidiu acelerar o processo de regularização de terras devolutas do Estado, oferecendo aos seus ocupantes atuais descontos de 90% sobre os valores estimados, para que passem definitivamente a ser donos.

A pressa do governador paulista está amparada por uma lei aprovada na Assembleia Legislativa do Estado em 2022, e que está prestes a cair, deixando de ter validade, por ter sido questionada na justiça pelo PT e MST.

As terras devolutas são áreas públicas ocupadas irregularmente, especialmente por grandes fazendeiros, que nunca tiveram uma destinação definida pelo poder público, e também nunca tiveram um dono particular. Mas é isso que o governador paulista quer agora resolver, dando de mãos beijadas, aos seus invasores. Os imóveis integrantes dessa lista de agora foram avaliados em R$ 64 milhões, mas seus ocupantes só precisarão pagar ao governo paulista, com os descontos aplicados, nada além do que R$ 14 milhões. Uma pouca  vergonha.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES