José Osmando

Coluna do jornalista José Osmando - Brasil em Pauta

O polêmico lobby está bem perto de virar prática legal

Já aprovado na Câmara Federal, o projeto que regulamenta e legitima a atuação dos lobistas está prestes a ser aprovado também no Senado

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Envolvido em temas polêmicos, a exemplo do aborto, drogas, taxação das grandes fortunas, comercialização de plasma humano, marco temporal das terras indígenas, e vários outros, muitos deles distanciados dos reais interesses do povo brasileiro, o Congresso Nacional está tratando de uma questão que por si só representa a essência de todas as polêmicas. Refiro-me à votação do projeto de lei que torna legal a prática do Lobby, uma atividade que exerce forte atuação entre os próprios parlamentares, permitindo o domínio de influência externa dentro da Câmara e do Senado, em toda a esfera do Executivo e até mesmo nas cortes de justiça.

É pelo exercício do lobby que grupos econômicos atuam para impedir a aprovação de matérias que contrariem seus interesses, como se viu recentemente durante a tentativa de votar-se no plenário da Câmara dos Deputados o projeto das chamadas Fake News, que regulamentava essa questão tão incidente sobre a vida dos brasileiros, impondo limites às grandes operadoras de internet e redes sociais. Viu-se, abertamente, que os donos das conhecidas big tecks, os gigantes da web, que permitem que facebook, google, whatsap, twitter, tic toc e outras mídias eletrônicas, espalhem desinformação, mentiras e pregação de ódio, com graves prejuízos ao convívio social.

Já aprovado na Câmara Federal, o projeto que regulamenta e legitima a atuação dos lobistas está prestes a ser aprovado também no Senado, graças a uma proposta apresentada ao Congresso, em 2021, pelo governo passado, camuflada sob o argumento de instituir normas gerais para representação privada de interesses junto a agentes públicos. O lobby, que está frequentemente associado a uma contraposição ao combate à corrupção e à clareza da vida democrática, era discutido no parlamento nacional há cerca de 40 anos, mas foi graças a iniciativa do presidente da República que fica agora bem próximo de ser uma atividade legal.

VENDA DE PLASMA HUMANO PODE VIRAR LEI NO SENADO

A Constituição brasileira de 1988, plenamente em vigor, proíbe a comercialização de sangue humano e seus derivados, considerando esse exercício, portanto, crime perante a lei. Mas um desses lobbys poderosos que exercem atuação permanente no parlamento nacional poderá ser vitorioso na intenção de furar a chamada Carta Magna para permitir, por meio de uma PEC que já está bastante adiantada, que o plasma sanguíneo humano possa ser comercializado no Brasil.

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado correu atrás e já colocou a matéria em pauta. O projeto, se aprovado, abre espaço para que doadores recebem compensação financeira e autoriza a atuação de empresas privadas na produção e comercialização de hemoderivados, uma atividade que até hoje é uma exclusividade da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás).

Pelo projeto, o material recolhido nas relações entre pessoas compensadas financeiramente e empresas privadas especializadas na obtenção do plasma, pode ser passado diretamente ao paciente, como transfusão, ou transformado em medicamento pelos laboratórios. Vê-se, daí, em que altura andam os interesses nessa delicadíssima questão.

Diante disso, é recomendável detonar todos os alertas, pois não será muito difícil, num próximo passo, que os parlamentares brasileiros aceitem liberar a comercialização de órgãos humanos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES