José Osmando

Coluna do jornalista José Osmando - Brasil em Pauta

Surge a esperança de que o marco temporal não passará no STF

Proposta quer fixar a data da promulgação da Constituição de 1988 como o ponto definitivo para que os povos originários, que ocupassem as terras até essa data, possam ser considerados seus donos.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A votação ocorrida esta semana, no STF, no julgamento do chamado Marco Temporal, acendeu uma tênue luz nessa escuridão em que essa questão significativa à história da formação do Brasil foi submetida. Tenta-se negar aos nossos povos originários, às populações indígenas, o seu sagrado direito de posse e uso das terras que são  suas, e que pertenceram aos seus antepassados, mesmo antes do descobrimento do Brasil.

O que essa proposta, que vem da Câmara dos Deputados desde  2007, já passou pelo Senado e agora espera definição do STF, quer é fixar a data da promulgação da Constituição de 1988 como o ponto definitivo para que os povos originários, que ocupassem as terras até essa data, possam ser considerados seus donos.

Ignora-se, com isso, que milhares de famílias pertencentes aos povos originários foram historicamente expulsas de suas terras, que seus espaços foram surrupiados por madeireiros e garimpeiros criminosos ao longo dos tempos – aliás, uma ação que até hoje permanece, como há pouco se viu nas reservas dos povos Yanomamis, cujos ocupantes foram tangidos e violentados por exploradores ilegais de madeira e de minérios, numa crise humanitária sem precedentes, levando à morte centenas de crianças, mulheres e idosos.

CONSTITUIÇÃO DE 1988

Expulsos, portanto, milhares deles não estavam em suas terras à época da Constituição de 1988, assim como milhares deles estão hoje foram dos seus espaços territoriais, vitimados pela mesma bandidagem que nunca parou de atuar e para quem muitas autoridades, inclusive do judiciário, têm os olhos fechados.

Com os votos dos Ministros Cristiano Zanin e Luiz Roberto Barroso somando-se aos de seus colegas Edson Fachin, e Alexandre de Moraes, a votação contrário à tese de fixação da data de 05 de Outubro de 1988 foi agora aos 4X2, vencidos até agora os ministros André Mendonça e Kássio Nunes, que votaram favoravelmente à prevalência desse marco. Esse quadro é revelador de esperança de que o tal marco temporário não passará no STF, embora já corram propostas de que, não passado o marco de 1988, o Estado brasileiro seja obrigado a indenizar os “proprietários” que nesse período receberam títulos de posse das diversas esferas de governo.

IMPACTO AMBIENTAL 

Num estágio crítico da humanidade, em que o Planeta dá sinais cada vez mais claros de derretimento, com o aquecimento global atingindo  níveis inimagináveis, e em que ONU, Unesco, FAO, e tantos outros organismos internacionais recomendam aos dirigentes mundiais que “ ouçam a experiência das populações indígenas”, para que se aprenda a tratar o meio ambiente e sermos capazes de recuperá-lo, querer negar-se terras aos seus reais donos, os povos originários, parece ser um estúpido contrassenso.

Basta darmos um mínimo de atenção a um estudo divulgado neste fim de semana pelo MapBiomas – uma iniciativa do Observatório do Clima e desenvolvida por uma rede multi-institucional de universidades-, dando conta de que as terras indígenas do Brasil que permaneceram, sem ataques, nas mãos dos povos originários, tiveram menos de 1% (isso mesmo, um por cento) de sua área de vegetação nativa devastada, em 38 anos de observação. Esses estudos, desenvolvidos entre 1985 e 2022, mostram que as perdas são inferiores a um milhão de hectares, o que torna essas áreas as mais conservadas do país. As terras indígenas (TIs) ocupam 13% do território brasileiro, e contêm 112 Mha (19%) da vegetação nativa do país.

Enquanto isso, o mesmo estudo do MapBiomas revela que as terras que perderam o controle dos povos indígenas, que não estão mais sob seu domínio, quase todas tomadas por ações criminosas de madeireiros, fazendeiros e garimpeiros, levaram o Brasil a perder 96 milhões de hectares de vegetação nativa nesse mesmo período de 38 anos.

Imagens de satélite mostram que o país tinha 75% dessa vegetação em 1985, caindo para 64% em 2022, uma redução drástica de 13%, significando 52 milhões de hectares a menos, quase o tamanho de todo o território da França. Os mais impactantes desmatamentos ocorreram exatamente em reservas antes pertencentes aos povos indígenas, tomadas por organizações criminosas, às vistas das autoridades, sem maiores consequências.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES