José Osmando

Coluna do jornalista José Osmando - Brasil em Pauta

Turismo, energias limpas e programas sociais aceleram o Nordeste

Nordeste é a região que mais vai crescer no Brasil

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Detentor do mais significativo conjunto de belezas naturais, com destaque para suas paradisíacas praias de águas mornas e tonalidade verde incomparável, que favorecem o turismo; pela execução de um programa importante de obras públicas em todos os seus Estados e a adoção de programas sociais marcantes na transferência de renda, como o novo Bolsa Família, o Nordeste brasileiro vem dando um passo espetacular no seu desenvolvimento econômico.

Some-se a tudo isso outra bênção que abraça toda a região: estão aqui as mais abundantes fontes de geração de energias limpas, renováveis, vindas do sol e dos ventos, existentes em abundância e qualidade, de tal modo a transformar o Brasil num modelo energético para o mundo, dando uma contribuição importante não apenas para alavancar grandes negócios e trazer investimentos vultosos do exterior, mas, especialmente, para contribuir com o equilíbrio ecológico tão desejado pela humanidade.

Os investimentos em infraestrutura – sobretudo dentro do arcabouço do PAC -, a exploração de gás natural e petróleo e as fortes inciativas no campo das energias solar e eólica, estão fazendo a diferença. Detecta-se, também, forte crescimento na pecuária, na agricultura de grãos, na produção de mel de abelha e no beneficiamento industrial de frutas.

A REGIÃO QUE MAIS CRESCE

Esse cenário justifica plenamente o levantamento revelado agora pela Tendências Consultoria, que nos dá conta de que o Nordeste é a região que mais cresce no Brasil e deve ainda disparar esse crescimento, segurando a dianteira do Produto Interno Bruto até pelos menos o ano 2033. Nesses dez anos, portanto, o avanço nordestino no PIB será sempre maior do que todas as demais regiões do Brasil e maior, do mesmo modo, que a média nacional.

O Estudo revela que o PIB do Nordeste terá um avanço de 2,4% em 2023, acima da média brasileira, que será de 1,9%. A Tendências Consultoria prevê que a região nordestina continuará sendo a mais dinâmica do país, com um crescimento médio anual de 2,7% entre 2024 e 2032, superando o Centro-Oeste e o Norte, que devem crescer 2,5% cada, e com folga, sobre Sul e Sudeste, que devem ficar igualados à média nacional, em 2%.

Para os próximos anos, contando já a partir de 2024, o crescimento do Nordeste, acima da media nacional e superior a todas as outras regiões, será marcado de modo expressivo pelos volumosos e inéditos investimentos estrangeiros que já começaram a ser feitos na região, com implantação de grandes parques de geração de energia eólica e energia solar, e pelo foco que governantes e empresários brasileiros e estrangeiros estão centrando no sentido da obtenção de combustíveis vindos de matriz limpa, descarbonizada, o chamado hidrogênio verde.

Nesse sentido, governantes de vários Estados nordestinos têm feito grandes esforços para a atração do investimentos, como demonstra , por exemplo, o governador Rafael Fonteles, do Piauí, que tem virado o mundo na busca incessante desse objetivo de colocar o Nordeste e o Brasil na linha de chegada dessa conquista inovadora e tão intensamente desejada por dirigentes mundiais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES