Governo retira exigência de uso de máscaras em locais de trabalho fechados

A medida faz parte da flexibilização das restrições sanitárias do governo federal diante da queda de casos e mortes por Covid.

Governo | br.freepik.com
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governo federal publicou nesta sexta-feira (1º de abril) uma portaria interministerial que desobriga o uso de máscaras em ambientes fechados de trabalho.

O documento é assinado pelo Ministério da Saúde e Trabalho e publicado no Diário Oficial da União (DOU). A medida faz parte da flexibilização das restrições sanitárias do governo federal diante da queda de casos e mortes por Covid nas últimas semanas.

De acordo com o decreto, se houver alarme local de aumento de casos de Covid-19, a medida deve ser “reavaliada e todos os trabalhadores munidos de máscaras”.

Leia Mais

Documento é assinado pelo Ministério da Saúde e do Trabalho - Foto: br.freepik.com

Além de isentar o uso de máscaras no local de trabalho, a portaria também isenta o fornecimento de máscaras cirúrgicas ou de tecido dos estados que não exigem mais o uso de acessórios de proteção em ambientes fechados.

Apesar da flexibilidade, a portaria exige distanciamento mínimo de 1 metro entre trabalhadores e o público nos ambientes de trabalho; dez dias de afastamento para funcionários com a doença; e teletrabalho para pessoas de grupos de risco.

Trabalhadores que não tenham um programa completo de vacinação e estiveram em contato próximo com um caso confirmado de Covid também devem ser liberados por dez dias.

“A organização deve tomar as medidas necessárias para prevenir, controlar e mitigar o risco de propagação da Covid-19 no ambiente de trabalho”, refere o documento.

As informações são do Metrópoles



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES