Embarcação reboca carcaça de tubarão que pode ter mais de 500 anos

Restos mortais do peixe vieram à tona na região inglesa da Cornualha. Espécie tem a vida mais longa entre os vertebrados

tubarão | MONTAGEM/R7, COM FACEBOOK/MARINE STRANDINGS NETWORK
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma embarcação turística conseguiu rebocar a carcaça de um raro tubarão-da-Groenlândia, avistada no mar que banha a região da Cornualha, ao sul da Inglaterra. Especialistas consideram esta, a espécie de vertebrado com maior espectativa de vida conhecida, podendo durar entre 250 e 500 anos.

Segundo o tabloide britânico Daily Mail, antes do resgate, os restos mortais do predador foram avistados por um homem, que caminhava por uma praia da região. Autoridades locais chegaram a ser comunicadas sobre a ocorrência, no entando, a subida a maré levou o animal de volta ao mar.

Carcaça de tubarão-da-Groenlândia, que pode ter nascido há mais de 500 anos. (Foto: MONTAGEM/R7, COM FACEBOOK/MARINE STRANDINGS NETWORK)

Felizmente, a carcaça veio à tona novamente. "Estamos absolutamente encantados em informar que a soberba tripulação da Mermaid Pleasure Trips encontrou e trouxe para terra nesta noite, o tubarão-da-Groenlândia morto, que anteriormente encalhou e depois voltou para o mar", diz publicação no Facebook do observatório Marine Strandings Network.

O texto da postagem também acrescenta que esse é o segundo registro da espécie no Reino Unido. O primeiro ocorreu em 2013. "Esta é uma descoberta extremamente rara e emocionante para os biólogos."

Leia Mais

Agora, o animal será submetido a uma autopsia paleontológica, na qual será estimada a idade aproximada dele. "Mais ou menos na época em que Henrique VIII [rei da Inglaterra entre 1509 e 1547] estava ficando entediado da primeira esposa, esse tubarão estava nascendo", especulou o observatório, em outra postagem no Facebook.

Raramente avistados, os tubarões-da-Groenlândia habitam as profundezas dos oceanos Ártico e Atlântico Norte, o que inclui parte do território do Reino Unido.

Com informções R7



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES