Tubarão aparece em rio no litoral de SP e morador pega animal com as mãos

Os biólogos marinhos orientam veementemente que a atitude do homem que segurou no tubarão não deve ser repetida, já que os tubarões podem atacar e causar ferimentos gravíssimos.

Tubarão | YouTube/reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um tubarão apareceu em um rio na região de Itanhaém, no litoral do estado de São Paulo, na última segunda-feira, dia 21, causando comoção entre banhistas, que tentavam ajudar o animal. Segundo testemunhas, o tubarão da espécie galha-preta (Carcharhinus limbatus) parecia “desnorteado”, e um vídeo registrando o momento mostra o animal imóvel uma parte rasa do Rio Itanhaém, próxima à região da Boca da Barra. enquanto a população busca ajudá-lo a retomar seu rumo.

Leia Mais

O vídeo mostra um homem perigosamente segurando o animal pela cauda, sem pensar no perigo que tal atitude possa lhe causar.

Vídeo mostra um homem perigosamente segurando o animal pela cauda.. (Foto:  YouTube/reprodução)

O vídeo, registrado pelo empresário e estudante de biologia marinha Paulo Ricardo Gimenes por volta das 15h30 da última segunda-feira, mostra os banhistas utilizando uma bicicleta para criar uma barreira e ajudar a orientar o animal, e um homem chega a empurrar o tubarão de volta à parte mais funda, segurando-o pela cauda. Em seguida ele finalmente consegue voltar a nadar e se afasta, enquanto o grupo comemora.

Em reportagem do site G1, especialistas confirmaram que, ainda que a espécie de fato costume aparecer nas águas do litoral paulista, de modo geral o tubarão-galha-preta não representa perigo para os banhistas. Segundo a matéria, é provável que o animal tenha seguido um cardume de peixes até o local, ou mesmo que estivesse preso previamente em uma rede de pesca, motivo pelo qual apresentava sinais de atordoamento.

Banhistas utilizando uma bicicleta para criar uma barreira e ajudar a orientar o animal. (Foto:  YouTube/reprodução)

Ainda que o “encontro” ocorrido no Rio Itanhaém tenha transcorrido sem acidentes e se encerrado em um final feliz, os biólogos marinhos orientam veementemente que a atitude do homem que segurou no tubarão não deve ser repetida, já que os tubarões, mesmo desnorteados, são animais muito fortes e velozes, e podem atacar e causar ferimentos gravíssimos. A recomendação recomenda que sempre as autoridades competentes e especialistas sejam chamados.

Com informações MSN



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES