Papel higiênico contém substâncias que podem ser cancerígenas, diz estudo

Químicos liberados por águas residuais podem apresentar risco à saúde, explicam pesquisadores

Estudo foi conduzido por pesquisadores da Universidade da Flórida | Foto: Reprodução / Freepik
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um novo estudo publicado pela Environmental Science & Technology Letters divulgou na quarta-feira (1), uma revelação impressionante que o papel higiênico apresenta polifluoroalquiladas (PFAs), substâncias químicas que, liberados ao ambiente, podem apresentar riscos à saúde como câncer.

O estudo, conduzido por especialistas da Universidade da Flórida (EUA), mostram que a presença de “produtos químicos eternos” tóxicos estão presente no papel higiênico. As substâncias PFAs já foram associadas a certos tipos de câncer e até mesmo à baixa contagem de esperma.

Diferentes tipos

Esses compostos precursores têm a capacidade de se transformar em diferentes tipos de PFAs, uma substância chamada PFOA, ou ácido perfluorooctanóico, que é potencialmente cancerígeno.

O estudo avaliou as águas residuais, que são águas que já foram utilizadas para alguma finalidade humana; o esgoto é um exemplo.

Papel higiênico pode conter substâncias  cancerígenas - Foto: Reprodução / Freepik

Papel higiênico

“Neste estudo, tanto o papel higiênico quanto o lodo de águas residuais foram caracterizados para explorar a magnitude do carregamento potencial de PFAS nos sistemas de águas residuais do papel higiênico”, relata o estudo.

Os pesquisadores analisaram o papel higiênico vendido na África, Europa Ocidental e América do Norte, do Sul e Central, extraindo PFAs das amostras, bem como do lodo de tratamento de águas residuais dos Estados Unidos.

Reciclado

O estudo concluiu que o papel higiênico compreendia 4% do diPAP comumente encontrado nos sistemas de esgoto dos EUA e do Canadá – mas na Europa esse número disparou. Na Suécia, por exemplo, o diPAP equivalia a 35% e, na França, era de 89%.

Mesmo o papel higiênico reciclado não é seguro – ele pode ser contaminado com PFAs devido à reutilização de materiais que continham diPAPs.

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES