Após velório de 24h, corpo de Pelé será sepultado nesta terça-feira, 3

Ainda está previsto o cortejo pelas ruas de Santos (SP) antes do ato reservado para familiares

Após velório de 24h, corpo de Pelé será sepultado nesta terça-feira, 3 | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

FÁBIO PESCARINI, LUCIANO TRINDADE E KLAUS RICHMOND

SANTOS, SP (FOLHAPRESS)

Após 24 horas, o velório do Rei Pelé foi encerrado no estádio da Vila Belmiro. O caixão do maior jogador da história do futebol foi retirado da tenda por volta das 10h desta terça-feira (3) e deixou o gramado em um carrinho.

O corpo de Pelé foi colocado no caminhão do Corpo de Bombeiros, que iniciou cortejo por algumas ruas de Santos e se encaminha para o local do sepultamento, previsto para 14h. A cerimônia será fechada para a família.

Cortejo com o caixão do Rei Pelé pelas ruas de Santos atrai multidão (Foto: Marcos Ribolli) 

Integrantes de torcidas organizadas, com bandeiras e instrumentos musicais, lotaram a avenida Bernardino de Campos, próxima ao portão principal da Vila Belmiro, à espera da passagem do corpo.

O trecho da avenida esteve completamente tomado de torcedores, que cantaram sem parar, como em um jogo de futebol. "Mil gols, mil gols, mil gols... só Pelé, só Pelé, que jogou no meu Santos", grita a torcida. O hino oficial do Santos também foi entoado, além de canções das organizadas do time.

O caminhão passou na frente da casa de Celeste Arantes, mãe de Pelé, no canal 6. Emocionada, a irmã do Rei, Maria Lúcia, foi à varanda, acenou e se despediu do irmão. A mãe de Pelé não apareceu. Ela tem 100 anos de idade e vive na casa, mas está com a saúde debilitada e sob cuidados.

Em alguns trechos do trajeto percorrido pelo cortejo, pessoas nas sacadas de suas casas e nas janelas dos apartamentos jogaram pétalas de rosas para o Rei.

A orla da praia, no bairro do Gonzaga, está lotada de pessoas à espera do cortejo, desde banhistas até pessoas com camisa do Santos e roupa de trabalho.

Com trânsito interditado na avenida Presidente Wilson em frente a praia, torcedores tomam a via com bandeiras do Santos.

LUCAS MUSETTI PERAZOLLI E GABRIELA BRINO

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS)

O velório de Pelé foi fechado ao público na manhã desta terça-feira (3) na Vila Belmiro, casa do Santos.

O caixão com o Rei do Futebol seguirá por cortejo em Santos antes de ser enterrado no Memorial Necrópole Ecumênica, também em Santos, em cerimônia para amigos e familiares.

O velório foi aberto ao público às 10h de segunda (2) e durou pouco menos de 24 horas. Torcedores enfrentaram até três horas de fila na noite de segunda para se despedir do Rei do Futebol. O último da fila entrou na Vila às 9h48 desta terça. Cerca de 230 mil pessoas passaram pelo velório.

Velório de Pelé é fechado ao público na Vila Belmiro - Imagem: Reprodução

Autoridades e personalidades do futebol compareceram ao velório na segunda, como os presidentes da Fifa, da Conmebol e da CBF, além de jogadores e ex-jogadores do Santos.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi nesta terça pela manhã ao velório e chegou cerca de uma hora antes do término da cerimônia.

Todos os filhos vivos de Pelé estiveram na despedida: Kely, Edinho, Jennifer, Joshua, Celeste e Flávia.

Pelé morreu na última quinta-feira (29), aos 82 anos. Segundo o atestado de óbito registrado em um cartório de São Paulo, o Rei do Futebol morreu por quatro causas: insuficiência renal, insuficiência cardíaca, broncopneumonia e adenocarcinoma de cólon.

Caixão de Pelé deixa a Vila Belmiro e segue em cortejo até o cemitério - Imagem: Reprodução

LUCIANO TRINDADE, KLAUS RICHMOND E FÁBIO PESCARINI

SANTOS, SP (FOLHAPRESS)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve, na manhã desta terça-feira (3), na Vila Belmiro para prestar sua homenagem a Pelé. Ele chegou à Baixada Santista de helicóptero, que pousou no campo da Portuguesa Santista, bem próximo ao estádio do time alvinegro.

Desde as primeiras horas da madrugada, um forte esquema de segurança foi montado em frente ao estádio.

O presidente entrou no gramado às 9h12, de mãos dadas com a primeira-dama Janja e acompanhado de uma comitiva.

Presidente Lula chega à Vila Belmiro para o velório de Pelé - Imagem: Reprodução

Ele foi aplaudido por algumas das últimas pessoas que passavam ao lado da tenda onde estava o caixão.

Ao se aproximar do caixão, Lula abraçou os parentes do Rei do futebol. Pouco depois, foi iniciada uma cerimônia religiosa. O presidente ficou ao lado do padre Javier Mateo Arana, da diocese de Santos.

O celebrante destacou a relação de Pelé com a mãe, dona Celeste, de cem anos e chegou a citar Maradona e Di Stéfano. Os presentes rezaram um pai-nosso e uma "Ave Maria".

Mesmo com a presença do presidente, a fila de torcedores continuou ininterrupta e em silêncio, sem manifestações sonoras direcionadas nem a Lula nem a Pelé.

Logo após a pequena cerimônia religiosa, Lula deixou o estádio. No caminho, parou para abraçar e tirar foto com populares.

Lula na chegada à Vila Belmiro para o velório de Pelé — Foto: Reprodução 

Muita emoção na Vila Belmiro

O corpo de Pelé será sepultado nesta terça-feira, na Memorial Necrópole Ecumênica, após o velório na Vila Belmiro, que se encerra às 10h (de Brasília). A cerimônia vai chegar a 24h de duração e conforme o Santos mais de 78 mil pessoas já passaram pelo funeral. As informações são do Globoesporte.

Antes do sepultamento, reservado apenas para familiares, está previsto o cortejo com o corpo de Pelé pelas ruas de Santos (SP).

A Vila Belmiro está localizada no canal 2 na cidade do litoral paulista. O local do sepultamento fica a menos de 1km do estádio, próximo ao canal 1.

O traslado, porém, será maior e incluirá passagem até pelo canal 6, onde vive dona Celeste, mãe de Pelé, que tem 100 anos de idade.

Pelé é velado na Vila Belmiro — Foto: Marcos Ribolli 

O sepultamento será exclusivo para familiares e acontecerá no cemitério vertical em que Pelé adquiriu um lóculo, nome dado ao jazigo elevado, em 2003. O local tem vista para a Vila Belmiro. 

Velório ainda deve contar com Lula

Presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva irá ao velório por volta das 9h desta terça. O Santos vai encerrar as homenagens na Vila Belmiro às 10h, para então começar os preparativos do cortejo.

Na segunda, diversas figuras da política e do esporte foram até o estádio prestar uma última homenagem ao Atleta do Século, além de torcedores e fãs. Estiveram presentes:

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES