Arábia Saudita inicia construção de estádio para a Copa do Mundo de 2034

O Grupo GMP, renomado por seus projetos de estádios em diversas nações ao redor do mundo, como a Arena da Amazônia em Manaus, é o responsável pelo projeto.

Projeto do Estádio Central de Jeddah, em Jidá, Arábia Saudita, destinado a sediar jogos da Copa do Mundo de 2034. (Foto: Reprodução/Jeddah Central) | Reprodução/Jeddah Central
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Arábia Saudita firmou o contrato para o início da construção de um estádio que sediará jogos na Copa do Mundo de 2034. O Jeddah Central Stadium, localizado em Jedá, terá capacidade para 45 mil espectadores e está previsto para ser concluído em 2030.

O Grupo GMP, renomado por seus projetos de estádios em diversas nações ao redor do mundo, como a Arena da Amazônia em Manaus, é o responsável pelo projeto. O design será inovador e inspirado no bairro Al-Balad, uma área histórica no coração de Jedá.

A estrutura contará com teto retrátil e será totalmente climatizada. O governo saudita anunciou a assinatura do contrato para o início das obras, enquanto os clubes locais Al-Ittihad e Al-Ahli celebraram a notícia em suas redes sociais e planejam utilizar o novo estádio.

A Jeddah Central Company, uma empresa pública criada para gerenciar os projetos da cidade, não divulgou o valor específico do estádio em seu anúncio. No entanto, informou que o complexo total, incluindo uma Ópera e um Oceanário, será construído com um investimento de 12 bilhões de riais sauditas, o equivalente a cerca de R$ 16 bilhões.

Leia Mais

Todo o financiamento provém do PIF (Fundo de Investimento Público), o mesmo fundo que é majoritário no Newcastle, da Premier League, e nos quatro principais clubes da Arábia Saudita: Al-Nassr, Al-Hilal, Al-Ittihad e Al-Ahli.

A Arábia Saudita é a única postulante a sediar a Copa do Mundo de 2034, com a decisão final da FIFA prevista para o final deste ano. A candidatura planeja utilizar 14 estádios para o torneio, que contará com 48 seleções, e reafirmou o compromisso de sediar todas as partidas em solo saudita.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES