Caso Daniel Alves: saiba a razão por trás do depoimento da vítima a portas fechadas

Os juízes impuseram restrições de acesso, proibindo profissionais de imprensa de gravar ou fotografar a vítima e familiares que possam testemunhar

Julgamento de Daniel Alves deve começar na próxima segunda-feira | Uilses Ruiz / AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quinta-feira, a Justiça espanhola deliberou sobre aspectos do julgamento do ex-jogador de futebol Daniel Alves, acusado de estupro de uma jovem de 23 anos em Barcelona. Embora a audiência, agendada para a próxima segunda-feira, tenha sido designada como pública pelos juízes da capital espanhola, o depoimento da vítima ocorrerá a portas fechadas para preservar sua identidade, contrariando os pleitos do Ministério Público e dos advogados de defesa.

Essa decisão surge após Lúcia Alves, mãe de Daniel, questionar o caso nas redes sociais e expor fotos da jovem em momentos com amigos. Apesar da natureza pública da audiência, os juízes impuseram restrições de acesso, proibindo profissionais de imprensa de gravar ou fotografar a vítima e familiares que possam testemunhar.

Mesmo com gravação própria da audiência por questões de segurança, o Tribunal concordou em captar imagens e áudio com alterações para dificultar a identificação da vítima, prevenindo vazamentos de dados oficiais.

A decisão também estabelece que o Ministério Público, testemunhas, advogados e peritos não mencionem o nome ou apelido da jovem, apenas a tratando como "denunciante". Em 31 de dezembro de 2022, dia em que alega-se que o abuso ocorreu, a vítima expressou preocupação à polícia sobre a exposição de sua identidade e informações pessoais.

Leia Mais

Os magistrados reconhecem que, devido à grande repercussão do caso, à quantidade de informações e ao impacto midiático, a exposição pública pode vitimar a jovem, resultando na perda de sua privacidade.

A partir da próxima segunda-feira, Daniel Alves enfrentará o pedido do Ministério Público de nove anos de prisão, em um julgamento que se estenderá por três sessões.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES