COI aprova outras cinco modalidades para os jogos de 2028 em Los Angeles

Flag football e squash irão fazer sua estreia no programa olímpica e beisebol/softball, críquete e lacrosse retornam

Novos esportes olímpicos para Los Angeles em 2028. | Foto: Divulgação/LA28
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã desta sexta-feira (13), o Comitê Olímpico Internacional (COI), em entrevista coletiva, aprovou cinco novas modalidades para os Jogos Olímpicos de Los Angeles em 2028. Flag football e squash será jogado pela primeira vez em uma olimpíada. Já beisebol/softball, críquete e lacrosse voltarão a ser jogador após ausências nos últimos anos.

Leia Mais

As sugestões sobre essas modalidades foram sugestões do comitê organizados de Los Angeles de 2028. Com a aprovação do COI, o comitê executivo da entidade irá ratificar as escolhas durante as reuniões em Mumbai, na Índia.

“A escolha desses novos cinco esportes vai ao encontro da cultura esportiva americana. Essas modalidades farão dos Jogos de 2028 uma competição única. A inclusão vai permitir ao movimento olímpico engajar com novos atletas e comunidades de fãs nos Estados Unidos e globalmente, disse Thomas Bach, presidente do COI.

Flag football é um esporte com pouca divulgação no mundo, a modalidade é parecida com futebol americano. A forma de pontuação é não derrubando como no futebol americano, mas retirando fitas coladas na cintura dos atletas. O squash é um dos esportes que tenta a inclusão no programa olímpico há mais de 20 anos, acabou conseguindo nesse momento.

Lacrosse e critique são modalidades jogadas nas universidades americanas. Para se adaptar ao programa olímpico, terão pequenas mudanças da forma original. O beisebol/softball retorna após ausência de Paris em 2024, esse esporte é único que já foi jogado em outras olímpiadas passadas.

O boxe, devido a grandes crises políticas e escândalos envolvendo a Federação Internacional, ainda não confirmou a participação. Essa modalidade é um dos esportes que mais rendeu medalhas para o Brasil, em Tóquio foram três medalhas. A organização dos jogos de 2028 deixou sob-judice para o programa olímpico desse ano.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES