A Fifa definiu a equipe de arbitragem que atuará na estreia do Brasil na Copa do Mundo, diante da Sérvia. A entidade responsável pela organização escalou o iraniano Alireza Faghani para a partida.

Os assistentes também são da mesma nacionalidade: Mohammadreza Mansouri e Mohammadreza Abolfazli. O VAR será comanda pelo catari Abdulla Al-Marri.

Iraniano Alireza Faghani vai apitar a partida entre Brasil e Sérvia nesta quinta. (Foto: Getty Image)Iraniano Alireza Faghani vai apitar a partida entre Brasil e Sérvia nesta quinta. (Foto: Getty Image)

Alireza Faghani já apitou um jogo entre Brasil e Sérvia, pela terceira rodada da fase de grupos da Copa do Mundo de 2018, na Rússia, em que a Seleção venceu por 2 a 0. Além disso, o árbitro também atuou na final dos Jogos Olímpicos de 2016, que garantiu o primeiro ouro da competição aos brasileiros.

Faghani também tem em seu currículo trabalhos em jogos do Mundial de Clubes. Apitou a disputa de terceiro lugar em 2013, entre Atlético-MG e Guangzhou Evergrande, partida em que Ronaldinho Gaúcho foi expulso. Também comandou a final de 2015, entre Barcelona e River Plate.

A estreia no Brasil contra a Sérvia nesta quinta-feira será às 16 horas (de Brasília), no Lusail Iconic Stadium, na cidade de Lusail, no Catar. No mesmo dia, Suíça e Camarões, outros dois times do grupo H, se enfrentam às 7 horas (de Brasília), no Al Janoub Stadium, em Al Wakrah.

Quais foram os jogos do Brasil apitados por Alireza Faghani?

Brasil 0 (5) x (4) 0 Alemanha - final da Olimpíada de 2016

Brasil 4 x 0 Dinamarca - fase de grupos da Olimpíada de 2016

Brasil 2 x 0 Sérvia - fase de grupos da Copa do Mundo de 2018

Brasil 1 x 0 Japão - amistoso disputado em 2022