Dinheiro doado por Neymar vira alvo do MP em ação contra Daniel Alves

A família de Neymar doou 150 mil euros para Daniel Alves,uma espécie de indenização antecipada.

Daniel Alves foi condenado por estupro cometido em 2022 | ALBERTO ESTÉVEZ / POOL / AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A doação em dinheiro feita pela família de Neymar para o jogador Daniel Alves durante a investigação sobre estupro tornou-se alvo de questionamento pela "Fiscalía", o Ministério Público (MP) da Espanha. Daniel Alves foi condenado a quatro anos e meio pelo crime cometido em 2022, mas o processo judicial deve ser prolongado com ambas as partes considerando recursos à decisão.

Segundo o jornal espanhol "El Mundo", o MP pedirá a anulação da "atenuante de reparação de dano", que reduziu a pena do jogador. A atenuante foi executada por meio de um depósito de 150 mil euros (aproximadamente 806 mil reais, na cotação atual) em juízo pela defesa de Alves, uma espécie de indenização antecipada.

A defesa de Daniel Alves solicitou que o valor fosse entregue à vítima, mas esta recusou. A aplicação da atenuante é vista como potencialmente discriminatória, já que o jogador supostamente teria vantagens por suas condições financeiras.

"Nos preocupa um pouco que se transmita à sociedade que as pessoas com importante capacidade econômica podem ver suas penas reduzidas se pagarem uma quantidade significativa", afirmou Ester García, uma das advogadas da vítima, após o julgamento, em declaração recuperado pelo "El Mundo". 

Que dinheiro é esse?

Os 150 mil euros doados pela família de Neymar foram transferidos por Neymar pai, como revelado pelo Uol. Ele confirmou a transferência em entrevista à CNN Brasil, em 9 de janeiro e disse que ofereceu ajuda jurídica ao atleta.

"A família nos pediu ajuda. O Daniel não tinha dinheiro para se defender, e o prazo para o pagamento da defesa estava expirando. Pense bem, em nenhum momento, eu podia negar ajuda a um amigo que está tentando se defender de uma acusação", explicou Neymar da Silva Santos antes da condenação.

Com informações de O Globo

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES