Entenda porquê o Brasil optou por ficar em prédio longe do agito na Vila Olímpica

Visando maior praticidade, o Brasil negociou com o Comitê Organizador dos Jogos um atalho entre a moradia dos atletas e o restaurante.

Imagem da Vila Olímpica com a localização dos alojamentos | COB
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Faltando 200 dias do início dos Jogos Olímpicos, a delegação brasileira para Paris 2024 já tem sua moradia definida, escolhida minuciosamente pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB): um prédio localizado no fundo da Vila Olímpica, afastado do movimento, mas convenientemente próximo ao restaurante principal.

Visando maior praticidade, o Brasil negociou com o Comitê Organizador dos Jogos um atalho entre a moradia dos atletas e o restaurante. Anteriormente, era necessário contornar um jardim para chegar à área principal de alimentação da Vila. Após uma sugestão brasileira, a empresa responsável pela construção redesenhou o percurso, permitindo que os atletas brasileiros cortem caminho por uma escadaria, tornando o trajeto entre o quarto e a mesa de refeição mais eficiente.

"O Brasil, assim como os países no Setor D da Vila Olímpica, solicitou um acesso mais próximo ao refeitório para evitar deslocamentos até a entrada principal. O Comitê Organizador atendeu à solicitação, criando uma passagem de escadas próxima ao Setor D, facilitando o fluxo de entrada e saída do refeitório. Dado que os atletas frequentam o local de 3 a 6 vezes ao dia, consideramos essa adaptação crucial", explicou o COB.

Outro aspecto relevante para o COB é o isolamento. Além de estar distante da entrada principal e da área internacional da Vila, onde há maior movimento, o prédio escolhido pode ser exclusivamente do Brasil ou compartilhado apenas com um país pequeno. Se o time brasileiro atingir a meta de 330 atletas classificados, apenas mais um país pequeno teria espaço no edifício. Em caso de classificação inferior, outros três países pequenos poderiam compartilhar o espaço. Atualmente, o Brasil possui 147 vagas garantidas para os Jogos, que começam em seis meses.

Leia Mais

A localização estratégica, no setor mais afastado da Vila, fica ao lado do setor de transportes e possui um acesso muito próximo à saída que leva à cidade de Saint Ouen, onde o COB terá a Casa Brasil, a apenas 600 metros de distância.

A Vila Olímpica de 2024 está situada entre os municípios de Saint-Denis e Saint-Ouen, nos subúrbios de Paris, sete quilômetros ao norte do centro da capital francesa, ao longo das margens do Rio Sena. A maioria dos 10.500 atletas dos Jogos passará por lá, em ondas, com a entrada de alguns enquanto outros já estão saindo.

Uma controvérsia significativa relacionada a esta Vila é a ausência de aparelhos de ar-condicionado nos quartos. Em resposta a isso e considerando a possibilidade de temperaturas atingirem 40ºC durante os Jogos, o COB investirá, pela primeira vez na história, no aluguel de aparelhos de ar-condicionado portáteis. Uma vez que esses climatizadores não serão fornecidos pelo Comitê Organizador, o COB desembolsará quase R$ 290 mil para instalar esses aparelhos nos quartos dos atletas brasileiros.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES