Esquema e defesa: o que o Flamengo precisa resolver até a final do Carioca

Nos campos técnico e tático, a missão mais urgente é arrumar a defesa. Não a linha de zaga, mas o sistema defensivo, que deixou o time na mão nos principais jogos do ano.

Vitor Pereira | Gilvan de Souza/Flamengo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Esta quarta-feira será o último dia de descanso do Flamengo antes de iniciar os trabalhos com foco total na final do Campeonato Carioca. Na quinta, o elenco terá o primeiro de nove dias de treino antes do primeiro jogo contra o Fluminense, no próximo dia 1º de abril, às 20h30 (de Brasília), no Maracanã.

Um período raro de folga no calendário que servirá para descanso, recuperação e ajustes no time. O ge listou problemas que Vítor Pereira e a comissão técnica rubro-negra tentarão resolver no período.

 Vítor Pereira e auxiliares do Flamengo voltam a treinar eleco de olho no Fluminese (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo )

Lesionados

Leia Mais

A folga entre jogos por conta da data Fifa é comemorada porque dará tempo para os jogadores se recuperarem o mental e, principalmente, o físico. O Fla tem atletas em recuperação, seja no departamento médico ou em transição, que pretende deixar à disposição para o clássico.

É o caso, principalmente, de Arrascaeta. O meia tem lesão muscular, foi cortado da convocação do Uruguai e passará por tratamento intensivo. Outros atletas também precisam evoluir, como o lateral-direito Varela, os zagueiros Pablo e Léo Pereira e o lateral-esquerdo Filipe Luís.

Estancar a defesa

Nos campos técnico e tático, a missão mais urgente é arrumar a defesa. Não a linha de zaga, mas o sistema defensivo, que deixou o time na mão nos principais jogos do ano. Foram 16 gols sofridos nas 10 partidas contra outras equipes da Série A ou adversários internacionais em 2023. A equipe só saiu zerada em dois desses jogos, contra Botafogo e Independiente del Valle.

Mudanças no time

Vítor Pereira mostrou preferência pelo esquema com três zagueiros nos últimos jogos. No entanto, no Flamengo demorou a implementar. São apenas três jogos seguidos atuando com essa formação, mas sem repetir o trio de defesa. Até Thiago Maia já foi improvisado no setor.

Mais à frente, a ala direita também é uma interrogação. Matheuzinho, que se machucou, Varela, Everton Cebolinha e Matheus França já jogaram no setor. O trio de ataque também fica indefinido pela situação de Arrascaeta. Cebolinha e França são os mais cotados para substituir o uruguaio.

Recuperar Gabigol

Apesar da 9 e dos números expressivos assim que chegou ao Flamengo, Gabigol sempre foi um atacante que flutuava pelas áreas do ataque ao invés de se manter centralizado na área. A vontade de atuar como meia já existia muito antes de assumir a função e, posteriormente, herdar a 10.

Em 2022, sobretudo com Dorival Júnior, o atacante se distanciou ainda mais da área, principalmente com pela dupla formada com Pedro. À época, funcionou: os dois foram os artilheiros da equipe. Nesta temporada, a briga pelo título de goleador continua, mas Gabigol se vê atrás de Pedro.

Já são seis jogos sem marcar e sete sem dar assistência. A última vez que balançou a rede foi no dia 15 de fevereiro contra o Volta Redonda. As atuações neste período também não encantam, e o camisa 10 foi substituído nas últimas três partidas. Contra o Vasco, no último jogo, saiu aos 14 minutos do segundo tempo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES