Gabigol no banco dos réus: julgamento por fraude no antidoping começa hoje

Gabigol demorou para realizar o exame, não seguiu as instruções corretamente e agiu de forma desrespeitosa com os oficiais de coleta.

Julgamento de Gabigol sobre antidoping é nesta segunda-feira | Gilvan de Souza/CRF
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Gabigol enfrentará julgamento pelo Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD) nesta segunda-feira, relacionado a uma suposta tentativa de fraude durante um exame de controle de doping. O jogador do Flamengo foi denunciado em dezembro e o clube apresentou sua defesa no final de janeiro. Internamente, há expectativas de que o jogador seja absolvido.

Desde a denúncia até o julgamento, passaram-se 88 dias. Gabigol será representado pelo advogado Bichara Neto, conhecido por sua defesa a Paolo Guerrero durante sua suspensão por doping nos tribunais da FIFA em 2017, e acompanhado por Rodrigo Dunshee, vice-presidente geral e jurídico do Flamengo.

Depoimento do jogador: O julgamento, agendado para a tarde desta segunda-feira, ocorrerá online e contará com a participação do jogador, que deverá prestar depoimento. A defesa, enviada em 26 de janeiro enquanto a equipe estava em pré-temporada nos Estados Unidos, incluiu imagens das câmeras de segurança do Centro de Treinamento Ninho do Urubu para corroborar a versão do atleta.

Em 21 de dezembro, a Procuradoria da Justiça Desportiva Antidopagem ofereceu uma denúncia contra Gabigol, que está sendo acusado de infringir o artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem, referente a "fraude ou tentativa de fraude em qualquer parte do processo de controle". Este código prevê uma suspensão de até quatro anos em caso de condenação.

Leia Mais

Saiba mais: O caso envolve a acusação de Gabigol de dificultar a realização do exame de doping. Mesmo que o resultado tenha sido negativo, a atitude do jogador foi interpretada como uma possível tentativa de fraude, enquadrando-o no artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem.

Segundo relatos, Gabigol demorou para realizar o exame, não seguiu as instruções corretamente e agiu de forma desrespeitosa com os oficiais de coleta. O incidente ocorreu em 8 de abril de 2023 no Ninho do Urubu. O jogador teria se recusado a seguir os procedimentos indicados, pegou o recipiente para coleta sem autorização, e entregou-o aberto, indo contra as orientações recebidas.

Sem aviso prévio: Esse tipo de processo, conhecido como doping surpresa, é conduzido pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) e geralmente ocorre sem aviso prévio nos centros de treinamento. Gabigol recebeu a primeira notificação sobre a suposta tentativa de fraude em 30 de maio. Rodrigo Dunshee, vice-presidente geral e jurídico do Flamengo, apresentou a primeira defesa do jogador.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES