Governo do Rio lança edital de concessão do Maracanã nesta sexta-feira

A dupla Fla-Flu tem a permissão de locatário até dezembro de 2023

Estádio Jornalista Mário Filho, Maracanã | Foto: Giba Perez / ge
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na sexta-feira (20), o Governo do estado do Rio de Janeiro lançará o edital de licitação do Maracanã. A notícia foi informada pelo jornalista Ancelmo Góis do “O Globo” e confirmada pelo secretário da Casa Civil, Nicola Marcone. Desde 2019, os clubes e empresas estão aguardando para poder comandar o principal palco do estado.

Leia Mais

O governo do estado rompeu com a Odebrecht, que conseguiu a licitação após as obras para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Em 2022, o edital iria ser lançado para receber as propostas, porém nas vésperas da data, o TCU suspendeu a concorrência, gerando atrito e irregularidades ao edital.

“Vai ser lançado amanhã, às 8h, no Diário Oficial. Também vamos prolongar o atual TPU (Termo de Permissão de Uso) por dois meses, até o final do ano. Começo de novembro vamos receber as propostas para o chamamento e no começo de dezembro para o início da concorrência definitiva”, disse Nicola Marcone, secretário da Casa Civil.

A dupla Fla-Flu irá receber a permissão pela décima vez, a autorização de administrar o estádio. Porém, conforme o secretário, será de 360 dias e não de 180, como anteriormente. A lógica, segundo o Nicola, será para que atenda as demandas do futebol nacional na próxima temporada.

“Não sabemos se a licitação vai ser resolvida no primeiro trimestre ou no primeiro semestre de 2024, como a gente espera. Mas pode haver recurso, alguma questão, então fizemos assim para preservar o calendário do futebol”, explicou Nicola.

Até o momento existem três interessados para a concessão do Maracanã: a dupla Fla-Flu, o Vasco, com dois parceiros e a Arena BSB, que administra o Mané Garrincha. O governo do estado irá receber as propostas até dezembro desse ano. Nos bastidores, o Vasco entrou com um recurso para se juntar a Flamengo e Fluminense, como administradores do estádio.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES