Manchester City busca coroação histórica na final da Champions League

Durante os anos 2000, o Manchester City conseguiu se estabelecer como um clube da primeira divisão, apesar de ter sofrido outro rebaixamento na temporada 2000/01.

Manchester City tem a oportunidade de conquistar a Champions League pela primeira vez | ADRIAN DENNIS / AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Neste sábado, às 16h (horário de Brasília), o Manchester City disputará a segunda final da UEFA Champions League de sua história no Estádio Olímpico Atatürk, em Istambul, contra a Inter de Milão. Para o clube, esta é uma oportunidade única de superar os desafios passados e conquistar o título europeu pela primeira vez em seus 129 anos de história.

A trajetória até a final foi repleta de obstáculos para os Sky Blues. Desde os primeiros passos no futebol inglês até se tornar uma verdadeira potência, o Manchester City enfrentou diversos desafios ao longo do tempo. Agora, eles buscam apenas a coroação máxima que o esporte pode oferecer. Confira uma análise detalhada de todo o percurso do Manchester City até a final da Champions League.

A situação do Manchester City acabou piorando nos anos seguintes. Na temporada 1997/98, o clube foi rebaixado para a terceira divisão do futebol inglês. Na antiga Football Division Two, o clube enfrentou dificuldades para retornar à segunda divisão. Após terminar em terceiro lugar na tabela geral, o City se classificou para os playoffs e conquistou o título em uma emocionante disputa no Estádio de Wembley, vencendo o Gillingham nos pênaltis após um empate por 2 a 2.

No ano seguinte, o Manchester City conseguiu voltar à Premier League, dessa vez sem a necessidade de passar pelos playoffs. Os Sky Blues terminaram como vice-campeões da Football Division One, a segunda divisão, ficando apenas dois pontos atrás do Charlton Athletic, o campeão (91 pontos contra 89).

Leia Mais

Durante os anos 2000, o Manchester City conseguiu se estabelecer como um clube da primeira divisão, apesar de ter sofrido outro rebaixamento na temporada 2000/01. Os Citizens retornaram à Premier League na temporada 2002/03, marcando o início de uma nova era. Emocionante foi a despedida do antigo estádio Maine Road, onde o City jogou por mais de um século, com uma vitória por 3 a 1 sobre o Manchester United no clássico local, encerrando um jejum de 13 anos sem vitórias no Derby.

O novo estádio, o Etihad Stadium, foi inaugurado, trazendo consigo uma sensação de modernidade e grandeza, representando o início de uma nova fase para o clube. No final da década, o Manchester City enfrentou dificuldades financeiras e foi vendido ao Abu Dhabi United Group, propriedade do Sheik Mansour. A partir desse momento, as coisas começaram a mudar: contratações de jogadores de renome, como Emmanuel Adebayor, Carlos Tévez, Kolo Touré, Roque Santa Cruz e o brasileiro Robinho, que veio do Real Madrid, foram feitas. No entanto, inicialmente, os resultados não foram muito positivos. Ao final da temporada 2008/09, o Manchester City terminou em 10º lugar na tabela, com 50 pontos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES