Moradores da Barreira pedem ao STJD, que clube não seja punido novamente

Presidente da Associação se manifestou em nome da comunidade, para que a instituição não prejudique devido aos atos ocorridos

Barreira do Vasco em dias de jogos do clube. | Foto: Divulgação / Vasco
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os moradores e torcedores da Barreira do Vasco, envia um pedido ao presidente do tribunal para que o clube não seja punido. A população que vive em torno do estádio, tem comércio movimentado em dias de jogos do Vasco. Com a ausência de público, os ambulantes que trabalham com bebidas no local, estão sendo prejudicados pelo STJD.

Leia Mais

O Vasco foi punido com quatro jogos de portões fechados, já cumpridos. No último jogo, a equipe atuou no Maracanã com mais de 50 mil torcedores, que contou com a apresentação de Payet. A Procuradoria acabou recorrendo da decisão, que favoreceu o clube, solicitando aumentar a punição.

A Presidente da Associação de Moradores da Barreira, Vânia Rodrigues da Silva, assinou uma carta, direcionada ao presidente do STJD, José Perdiz. Com esse novo julgamento marcado, a presidente teme que os moradores continuem sendo prejudicados. Além de José Perdiz, Vânia enviou cópias para o Jorge Salgado, presidente do clube, e para o CEO da SAF, Lúcio Barbosa.

“A Associação de Moradores da Barreira do Vasco, em representação aos cidadãos cariocas que aqui vivem, vem pelo presente rogar às autoridades que compõe esse Superior Tribunal de Justiça Desportiva que não permitam que uma nova punição seja aplicada contra o Vasco da Gama, os torcedores do Vasco e a Barreira do Vasco”, diz Vânia em carta.

A presidente ainda rebate as falas do juiz Marcello Rubioli, do Juizado Especial do Torcedor e dos Grandes Eventos, que teve preconceito contra a região. O juiz, disse em despacho que o estádio é cercado de comunidades e o excesso de bebida alcoólica no local, deixando torcedores bêbados durante os jogos.

“Diferentemente dos insultos preconceituosos e elitistas contra os moradores da Barreira do Vasco registrados no processo que corre contra o Vasco da Gama na Justiça estadual, podemos garantir que nossa comunidade não é causadora de violência e nem gera qualquer risco aos torcedores que frequentam São Januário. Ao contrário, temos muito orgulho de celebrarmos o melhor e mais autêntico pré-jogo do futebol brasileiro, num ambiente democrático e inclusivo, onde a cultura popular encanta os frequentadores com sua alegria e vivacidade. Recebemos semanalmente torcedores de todo o Brasil que buscam uma experiência única de futebol raiz dentro e fora do estádio. É inadmissível que alguns ainda queiram estigmatizar e excluir áreas populares do convívio social em pleno século 21”.

A punição ocorreu quando o Vasco perdeu para o Goiás, por 1 a 0, em São Januário, causando revolta dos torcedores. Com atos de vandalismo da torcida, acabou atirando sinalizadores no gramado e tendo conflito com a polícia. A punição já foi cumprida pelo clube, que aguarda com grande expectativa, para esse novo julgamento.

Carta de Moradores da Barreira do Vasco ao STJD — Foto: Reprodução



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES