Real Madrid se posiciona contra racismo a Vinícius Júnior e aciona Justiça

Em seguida, o clube divulgou uma reunião entre o presidente Florentino Pérez e Vinícius Junior.

Vinicius Junior terá reunião com presidente do clube que vai apoiá-lo | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta segunda-feira de manhã, o Real Madrid manifestou seu repúdio ao racismo enfrentado por Vinícius Junior na Espanha. O clube espanhol afirmou ter acionado a Procuradoria-Geral do Estado, denunciando o crime de ódio e discriminação.

Aqui está a nota oficial do Real Madrid sobre o incidente de racismo contra Vinícius Junior:

"O Real Madrid CF manifesta a sua mais forte repulsa e condena os acontecimentos ocorridos ontem contra o nosso jogador Vinícius Junior.

Esses fatos constituem um ataque direto ao modelo de convivência de nosso Estado social e democrático de direito.

O Real Madrid considera que tais ataques também constituem um crime de ódio, razão pela qual apresentou a denúncia correspondente à Procuradoria-Geral do Estado, especificamente à Procuradoria contra crimes de ódio e discriminação, para que os fatos sejam investigados e apuradas as responsabilidades.

Leia Mais

O artigo 124 da Constituição espanhola estabelece as funções do Ministério Público para promover a ação da justiça em defesa da legalidade e dos direitos dos cidadãos e do interesse público.

Por este motivo, e dada a gravidade dos factos ocorridos, o Real Madrid recorreu à Procuradoria Geral do Estado, sem prejuízo do seu carácter privado no processo que está a ser instaurado", disse o Real Madrid em nota oficial.

Em seguida, o clube divulgou uma reunião entre o presidente Florentino Pérez e Vinícius Junior. Durante o encontro, o mandatário expressou seu apoio e carinho ao jogador, informando sobre todas as medidas que estão sendo tomadas em sua defesa.

O incidente de racismo em Valencia x Real Madrid Durante a partida no domingo, Vinícius Junior acusou parte da torcida do Valencia de proferir insultos racistas, chamando-o de "macaco" durante o segundo tempo. O jogo chegou a ser interrompido por aproximadamente oito minutos devido a essa situação. Nos minutos finais, o jogador brasileiro foi expulso após se envolver em uma confusão com o goleiro Mamardashvili.

Após a partida, o jogador brasileiro utilizou suas redes sociais para expressar dois posicionamentos distintos. Em um deles, o atacante afirmou que sua expulsão foi uma "recompensa por ser vítima de racismo". Ele ironizou a postura da liga ao compartilhar o slogan da entidade que governa o Campeonato Espanhol.

Até o final de março, a LaLiga havia registrado oito denúncias de racismo contra Vinícius Junior nesta temporada. Em fevereiro, a liga espanhola estabeleceu uma comissão específica para lidar com casos relacionados ao jogador brasileiro.

Em uma nota divulgada após a partida de domingo, a LaLiga anunciou que irá investigar os "incidentes" ocorridos no estádio Mestalla. A liga informou que já solicitou todas as imagens disponíveis para análise do caso e está preparada para tomar as "medidas adequadas", se necessário.

Por sua vez, o Valencia emitiu um comunicado condenando "qualquer forma de insulto e agressão no futebol". O clube manifestou-se contrário à violência física e verbal nos estádios, lamentando o ocorrido no jogo contra o Real Madrid. No entanto, o Valencia classificou o incidente como um "episódio isolado" e prometeu tomar "as medidas mais rigorosas" após a conclusão da investigação. Além disso, reafirmou a necessidade de respeito máximo à sua torcida e repudiou qualquer forma de ofensa.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES