Rubiales-Uefa: Federação espanhola adverte quanto a possível desvinculação

Rubiales distribuiu beijos no rosto de todas as atletas, mas ao cumprimentar a jogadora Jennifer Hermoso, o beijo foi na boca.

Luis Rubiales foi punido por beijo forçado em Jennifer Hermoso | Reprodução/Twitter
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O caso Rubiales, além de influenciar as decisões da equipe nacional,  tem o potencial de gerar complicações para os clubes afiliados à Real Federação Espanhola de Futebol. De acordo com o portal "Onda Cero", Andreu Camps, secretário-geral da instituição, encaminhou uma comunicação à Uefa, buscando apoio para Luis Rubiales após o dirigente ter sido acusado de agressão sexual contra Jennifer Hermoso, logo depois da conquista da Copa do Mundo Feminina.

Juntamente com esse pedido, a RFEF adotou uma estratégia que envolveu uma solicitação para que o organismo continental pressionasse o Governo espanhol, alertando sobre as consequências negativas que a suspensão da seleção espanhola na Eurocopa de 2024 e a exclusão de clubes como Real Madrid, Barcelona e Atlético de Madrid da Champions League poderiam ter para o país.

Vale salientar que a tomada de decisão aconteceu em resposta a comentários e acusações feitos por membros do governo local. Termos como "agressão" e "violência sexual" foram usados pela vice-presidente do país, Yolanda Díaz, bem como por indivíduos ligados ao Conselho Superior de Esportes, como Víctor Francos, que ocupa a posição de presidente. A relação tensa com Francos é particularmente frustrante para Rubiales, já que ele costumava contar com seu apoio em confrontos com outras instituições nacionais.

Leia Mais

O problema que poderia levar à suspensão da federação espanhola surgiu após a final da Copa do Mundo Feminina. Luis Rubiales fez um gesto obsceno envolvendo sua região genital, apontando para o campo; essa ação foi mal recebida pelo público, especialmente porque o dirigente estava ao lado da rainha Letizia Ortiz. Além disso, ao descer para a cerimônia de premiação, Rubiales distribuiu beijos no rosto de todas as atletas, mas ao cumprimentar a jogadora Jennifer Hermoso, o beijo foi na boca.

Tanto organizações nacionais quanto internacionais criticaram a conduta do líder e entraram com procedimentos legais, que ainda estão em andamento. Contudo, a posição da Uefa ainda não foi divulgada, possivelmente devido à estreita amizade entre o presidente Aleksander Ceferin e Luis Rubiales, que mantêm uma relação amigável e próxima.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES