Veja como funciona teste que trouxe mais pistas ao caso Daniel Alves

Alguns exames partem de amostras biológicas de DNA da pessoa como no caso da presença de sêmen do jogador

Daniel Alves teve material genético recolhido para exame de DNA | (Foto: Pau BARRENA / AFP)
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A polícia científica da Espanha teve que se utilizar de perícia para observar a presença de sêmen do jogador brasileiro Daniel Alves em amostras biológicas intravaginais da suposta vítima. 

A mulher que acusa do jogador de agressão sexual teve o material colhido submetido a exames de DNA, e, de acordo com o jornal espanhol El Tiempo.E ao que se divulgou, se mostrou compatível com a amostra genética do jogador.

Exames mostram com precisão vestígios e no caso do jogador Daniel Alves foi encontrado sêmen -Foto: Unsplash

Dupla hélice

O ácido desoxirribonucleico é tão importante para a vida porque "guarda" características únicas de um indivíduo. Formado por duas longas fitas em espiral, a chamada dupla hélice, ele é muito importante.

Para realizar o teste, além do sangue da pessoa, pode-se também retirar de unhas, saliva, fio de cabelo ou sêmen, que não devem estar contaminados. O material é armazenado adequadamente e passa pela avaliação laboratorial. O equipamento usado é o sequenciador de DNA, que mapeia os genes.

Foi encontrado vestígios de material genêtico de  Daniel Alves na vítima - (Foto: Pau BARRENA / AFP)

Testes

Hoje em dia, formas mais simples de testes demandam apenas um esfregão com cotonete por dentro da bochecha. Esse método permite que as células epiteliais se grudem ao algodão e cada uma delas possui um núcleo com a cópia do DNA daquele indivíduo, ou seja, do material genético daquela pessoa.

Essa amostra, que normalmente é muito pequena, vai ao laboratório e passa por diversas análises, que podem ser realizadas até com softwares especializados.

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES