17° Prêmio Piauí de Inclusão Social revela vencedores no dia 22 de março

Ao todo, 24 projetos, que em seus trabalhos ressaltam diariamente a inclusão, geração de renda e promoção do bem concorrem em 5 categorias

Os ganhadores do Prêmio Piauí de Inclusão Social serão conhecidos dia 22 | Raíssa Morais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Prêmio Piauí de Inclusão Social, que em 2021 cumpriu a sua 17ª etapa de realização, fará no dia 22 de março de 2022, a entrega de troféus a todos aqueles que concorreram e obtiveram as melhores notas, nessa edição do prêmio, com seus exemplos edificantes de inclusão e elevação humana. 

O ‘Campeonato do Bem’, como ficou conhecida a premiação, levou às páginas do Jornal Meio Norte, ao portal meionorte.com e à tela da Rede Meio Norte de Televisão, casos de atuação construtora, servidoras e transformadora em vários aspectos do cotidiano do Piauí, revelando mais uma vez a imensa capacidade de solidariedade e união do povo piauiense.

O Campeonato do Bem trouxe a riqueza de um povo que mostrou habilidades para se superar- Raíssa Morais

Ao todo, 24 projetos, que em seus trabalhos ressaltam diariamente a inclusão social, geração de renda e promoção do bem concorrem nas categorias Ação Individual, Associação, Empresas, Organização Governamental e Organização Não Governamental (ONG).  

O julgamento das experiências ficou a cargo de uma Comissão Julgadora,  coordenada pela Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), sendo formada por membros e integrantes da Embrapa Meio Norte, Universidade Federal do Piauí (Ufpi), Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI) e Universidade Estadual do Piaui (Uespi). 

Os ganhadores de cada categoria serão conhecidos somente no dia da premiação.O Prêmio Piauí de Inclusão Social busca reconhecer os projetos que mais contribuíram para a construção de uma sociedade mais próspera e pacífica, com geração de emprego e renda e ou na busca por igualdade social. 

Diretor José Osmando destaca histórias de sucesso  - Raíssa Morais

Iniciativas

Para o diretor de Jornalismo do Grupo Meio Norte de Comunicação (GMNC), José Osmando de Araújo, o Prêmio é reconhecidamente o mais notável e vitorioso modelo de promoção de iniciativas da sociedade voltadas para o exercício cidadão de inclusão de pessoas.

Ele lembrou que nesses 17 anos já decorridos, o Prêmio já contou mais de 400 histórias de ousadia e determinação, imaginação e coragem, dedicação e fraternidade, registrando para a história- por meio do jornal Meio Meio, do portal www.meionorte.com, da Rede Meio Norte de Televisão, e com ampla repercussão nas nossas emissoras de rádio-, o que os piauienses são capazes de construir em benefício dos outros, sobretudo dos mais carentes.

“Por este projeto, ao longo dos 17 anos já percorridos, a sociedade local e mundo afora pode conhecer mais de 410 histórias de sucesso, de cooperação, perseverança, doação, de fraterna colaboração entre pessoas e instituições, todas com o intuito de reduzir desigualdades, oferecer oportunidades, promover desenvolvimento, elevação humana, e buscar a prática de justiça”, declarou José Osmando, idealizador da premiação.

Apresentadores e toda equipe da Rede Meio Norte estará na transmissão - Raíssa Morais

 Rede Meio Norte transmite evento ao vivo

A solenidade de entrega dos troféus será realizada no Centro de Convenções de Teresina, que fica na Avenida Homero Castelo Branco, em evento restrito a convidados com transmissão ao vivo da Rede MN a partir das 20h, no dia 22 de março, e ampla cobertura de todos os veículos que integram o Grupo Meio Norte de Comunicação (GMNC).

A jornalista Maia Veloso, que tradicionalmente é a responsável por conduzir com maestria a noite de premiação, afirma que ancorar a solenidade é ter a oportunidade de evidenciar e divulgar projetos que promovem o bem.

Maia Veloso vem apresentando evento desde a primeira edição - Raíssa Morais

 “Apresentar há 17 anos o Prêmio Piauí de Inclusão Social é ter o privilégio de testemunhar e ser a voz que anuncia os agraciados em áreas tão importantes, cujo trabalho e impacto são impossíveis de tangibilizar por terem tão grande alcance. Esse prêmio trouxe luz à inclusão social que sempre existiu no nosso estado, mas não tinha visibilidade. A Rede MN e o Governo do Estado do Piauí acabaram motivando e inspirando outras iniciativas em diversas categorias, fazendo a Inclusão Social ganhar novas escalas”, revela Maia Veloso.

Além disso, um time de apresentadores da Rede Meio Norte vai fazer o anúncio dos vencedores de cada categoria. Já a entrega dos troféus ficará a cargo de personalidades e figuras públicas que estarão presentes no evento. 

Haverá, ainda links ao vivo direto da solenidade e coquetel de confraternização, mostrando a expectativa de cada um dos participantes e a felicidade dos vencedores.

Evento volta a ser presencial com antes- Raissa Morais

Solenidade volta ao formato original

O diretor de Jornalismo da Rede Meio Norte, Marcos Monturil, destaca que devido a atenuada da pandemia, tanto a solenidade quanto a transmissão do evento vai voltar ao formato original com a presença de todos os indicados e figuras públicas da sociedade.

“Esse ano vamos conseguir voltar a fazer a transmissão em um padrão mais tradicional, que acabamos não conseguindo realizar no ano passado porque a pandemia estava muito forte, mas em 2022, seguindo todos os protocolos de saúde, vamos poder fazer em um formato mais tradicional, em que a gente convida todos os concorrentes em cada categoria, convida autoridades e personalidades para que no dia possamos anunciar os grandes vencedores ao vivo durante a transmissão”, diz Marcos Monturil.

Ele ainda acrescenta que as pessoas que forem irão se surpreender. “Faremos uma grande solenidade, para dar toda importância que esse evento merece, que é tão tradicional e já faz parte do calendário anual de coberturas da Rede Meio Norte. Esse é um evento que a gente considera muito mais do que fazer uma cobertura jornalística, pois é um evento de cunho social, até porque promove a inclusão social do Estado”.

Prêmio vai para a 18ª edição em 2022 - Raíssa Morais

 Premiação chega à sua 18ª edição em 2022

O Prêmio Piauí de Inclusão Social, conhecido carinhosamente pelos piauienses como Campeonato do Bem, chega a sua 18ª edição em 2022. A partir do mês de maio, serão veiculadas as primeiras reportagens que vão integrar uma verdadeira vitrine de boas iniciativas que acontecem no estado. 

São campanhas, projetos e trabalhos realizados por empresas, ações individuais, associações, iniciativas governamentais e não governamentais que ganham força com a grande visibilidade concedida através do prêmio. É uma competição em que todos são ganhadores por praticarem boas ações.

Governo do Piauí vem sendo um importante parceiro no Prêmio de Inclusão Social -Raíssa Morais

“O Prêmio Piauí de Inclusão Social chega a sua maioridade. Em Maio próximo, quando se inicia, tradicionalmente, a publicação das histórias acolhidas, estaremos cumprindo a 18ª etapa desse prêmio que já se consolidou como o mais amplo e eficiente espaço de visualização das ações praticadas por empresas, organizações governamentais e não-governamentais, cooperativas e associações, e empreendedores individuais que se dedicam a fazer a diferença na prática do bem, agindo para reduzir desigualdades e promover a elevação dos direitos, das capacidades, e da dignidades das pessoas”, afirmou José Osmando.

Em quase duas décadas de fundação, o projeto surgiu da necessidade de mostrar o piauiense que desenvolve práticas consistentes de desenvolvimento econômico, de geração de emprego e renda, de elevação humana e inclusão social. 

As reportagens vão ao ar toda quinta-feira nas páginas do Jornal Meio Norte, Portal meionorte.com, no Jornal Agora, na Rede Meio Norte, e ao longo de toda a programação da TV e Rádio Jornal MN, fazendo ecoar assim as iniciativas de compromisso e responsabilidade social.

Prêmio mostra superação de muitos obstáculos- Raíssa Morais

 Menção honrosa  para executores da justiça social

Ao longo dos 17 anos de execução, o Prêmio Piauí de Inclusão Social foi responsável por divulgar uma sociedade que supera obstáculos e avança no caminho de uma construção justa e feliz. 

Simultaneamente à premiação indicada pelo Júri, a direção do Prêmio decidiu, há 9 anos, incluir uma categoria especial, denominada Menção Honrosa, com a qual o GMNC e o Governo do Piauí contemplam organizações, empresas, pessoas ou instituições que tenham prática permanente de contribuição no desenvolvimento, na elevação econômica e na aplicação da justiça social.

Pelo Inclusão Social passaram muitas histórias de superação e sucesso - Raíssa Morais

Cinco categorias

Portanto, além dos prêmios conferidos às cinco categorias fixadas no regulamento, também serão agraciadas, com Menção Honrosa, duas pessoas e/ou instituições que sejam reconhecidas como executores permanentes de inclusão e de promoção humana no Estado do Piauí. 

O Prêmio Piauí de Inclusão Social é responsável por divulgar iniciativas que mudam a realidade de centenas de pessoas, com ações positivas, que estimulam o empreendedorismo, geração de emprego e renda, acesso à  educação e ao mercado de trabalho e inclusão social.

Prêmio divulgou grandes iniciativas até aqui- Raíssa Morais

 Jovens serão foco na nova etapa

Tendo plena parceria com o Governo do Estado do Piauí desde seu primeiro momento, o Prêmio avança, agora, na sua 18ª etapa, para colocar todas suas atenções para os jovens. Isso, sobretudo, porque estudos baseados em dados reais, mostram que foram eles, durante esse longo período da pandemia do Coronavírus, os mais afetados.

De acordo com José Osmando de Araújo, os jovens entre 18 e 24 anos constituem cerca de 49% com maior impacto negativo na prevalência dessa pandemia, com sérios reflexos em sua saúde mental e nas suas relações com a família e amigos. 

Prêmio dará atenção aos jovens - Raíssa Morais

“Existe hoje um sentimento generalizado de medo e insegurança entre as pessoas, que passou a se tornar uma realidade mundial desde março do ano 2020, com o início da pandemia de Covid-19. Os indicadores levantados por institutos e organizações voltados à atenção aos cidadãos em todo o universo, atestam que, ao todo, 42% dos indivíduos ao redor do globo sentiram os efeitos da crise sobre a saúde mental. E nesse aspecto foram os jovens os que mais têm sido afetados”, acrescentou o diretor de Jornalismo do GMNC.

Os jovens de 18 a 24 anos foram os que mais se destacaram no quesito, chegando a 49% os que afirmaram terem sentido de forma bem negativa o impacto causado pelo período. No ranking, aqueles com idade entre 25 e 34 anos aparecem com 45%; os que têm acima de 65 são os que menos relatam terem sido afetados (29%). 

"Vê-se, assim, que são os jovens - historicamente às voltas com inúmeros problemas existenciais, de emprego, amizades, estudo, trabalho e família-, os mais afetados por essa prolongada pandemia, com efeitos danosos a sua saúde mental. Daí, nessa 18ª etapa do Prêmio, estarmos escolhendo os jovens como beneficiários de todas as ações em 2022", pontua José Osmando.

O Prêmio Piauí de Inclusão Social é uma iniciativa do Grupo Meio Norte de Comunicação e tem o apoio integral do Governo do Estado desde o seu primeiro momento. Os projetos serão avaliados por um júri especial, coordenado pela Fundação Cepro. Relembre um dos ganhadores do Prêmio Piauí de Inclusão Social, o CEIR, Centro Integrado de Reabilitação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES