2º dia do Enem 2023 ocorre neste domingo (12); veja quando sai o resultado

Aguardar o resultado individual no Enem é crucial, uma vez que é impossível determinar a pontuação apenas pelo número de acertos

Enem 2023 | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Neste domingo (12) será realizado o segundo dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2023, para o qual se inscreveram mais de 3,9 milhões de estudantes em todo o país. No primeiro dia houve abstenção de 28,1% e 4.293 eliminados, segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais). Esses estudantes que se ausentaram no dia 5 podem fazer a segunda prova. E alguns ainda podem remarcar o primeiro exame, dependendo do caso.

Assim como no primeiro dia, todos os participantes precisam se atentar às exigências e aos horários para que consigam realizar a prova sem problemas e se concentrem apenas nas questões. Nesse segundo dia serão aplicadas 45 questões Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia) e 45 questões de Matemática e suas Tecnologias. A aplicação terá 5 horas de duração

Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, com o início da prova às 13h30 (horários de Brasília).

O gabarito do Enem 2023 já tem uma data definida para sua divulgação. Seguindo o cronograma anunciado pelo Inep no início do ano, o gabarito oficial do Enem será divulgado em 24 de novembro. Com acesso a essa informação, os participantes que levaram consigo o caderno de questões poderão estimar a quantidade de itens que acertaram.

Leia Mais

Para conhecer a pontuação obtida no exame, os inscritos terão que aguardar até 16 de janeiro de 2024, data prevista pelo Inep para a disponibilização das notas individuais.

A correção do Enem

Aguardar o resultado individual no Enem é crucial, uma vez que é impossível determinar a pontuação apenas pelo número de acertos, devido ao método de correção conhecido como Teoria de Resposta ao Item (TRI).

A Teoria de Resposta ao Item (TRI) é o modelo adotado no Enem, considerando se o desempenho de cada participante foi "coerente" ou não e pontuando de acordo com esse critério. Por exemplo, se alguém acerta as questões mais difíceis mas erra as consideradas fáceis, a pontuação será menor em comparação a um aluno que erra apenas as questões mais complexas. Em resumo, é um sistema que busca identificar estratégias de "chute"

Como usar a nota do Enem

Por meio das notas do Enem, os participantes têm a oportunidade de concorrer a vagas em instituições de ensino superior, tanto públicas quanto privadas no Brasil, e até mesmo em faculdades no exterior.

Instituições em Portugal 

As instituições de educação superior portuguesas que aceitam o Enem são:

Universidade de Coimbra (UC);

Universidade do Algarve (UAlg);

Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria);

Instituto Politécnico de Beja (IPBeja);

Instituto Politécnico do Porto (P.Porto);

Instituto Politécnico Portalegre (IPP);

Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA);

Instituto Politécnico de Coimbra (IPC);

Universidade de Aveiro (UA);

Instituto Politécnico da Guarda (IPG);

Universidade de Lisboa (ULisboa);

Universidade do Porto (U.Porto);

Universidade da Madeira (UMa);

Instituto Politécnico de Viseu (IPV);

Instituto Politécnico de Santarém (IPSantarem);

Universidade dos Açores (UAc);

Universidade da Beira Interior (UBI);

Universidade do Minho;

Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (Cespu);

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Universidade Lusófona);

Instituto Politécnico de Setúbal (IPS);

Instituto Politécnico de Bragança (IPB);

Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB);

Universidade Lusófona do Porto (ULP);

Universidade Portucalense (UPT);

Instituto Universitário da Maia (Ismai);

Instituto Politécnico da Maia (Ipmaia);

Universidade Católica Portuguesa (UCP);

Universidade Fernando Pessoa (UFP);

Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Ispa);

Instituto Leonardo da Vinci (ILV);

Escola Superior de Saúde do Alcoitão (Essa);

Universidade Lusíada – Norte;

Universidade Lusíada;

Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC);

Escola Superior Artística do Porto (Esap);

Universidade Europeia;

Instituto Universitário de Lisboa (Iscte-IUL);

Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa (ESSNorteCVP);

Universidade Autônoma de Lisboa (UAL);

Instituto Politécnico da Lusofonia (Ipluso);

Instituto de Estudos Superiores de Fafe (IESFafe);

Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (Ismat);

Instituto Superior Dom Dinis (Isdom);

Instituto Superior de Gestão (ISG);

Instituto Superior de Gestão e Administração de Santarém (Isla Santarém);

Instituto Superior de Gestão e Administração de Gaia (Isla Gaia);

Instituto Português de Administração de Marketing (Ipam) de Lisboa;

Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC);

Instituto Português de Administração de Marketing (Ipam) do Porto;

Universidade Nova de Lisboa.

Nos Estados Unidos

Um mínimo de quatro universidades nos Estados Unidos reconhece a pontuação do Enem como um critério para admissão. O processo seletivo para essas instituições também pode abranger outros requisitos, incluindo a realização de exames de proficiência em inglês e a apresentação do diploma de conclusão do ensino médio.

Universidade de Nova York;

Universidade Drexel;

Northeastern University;

Universidade Temple.

No Canadá

No Canadá, a Universidade de Toronto e a Universidade Metropolitana de Toronto, pelo menos, consideram o Enem como parte do processo de admissão em seus cursos de graduação. Além disso, as instituições de ensino podem incluir outras etapas no processo de seleção.

No Brasil

O governo federal mantém três programas nacionais que utilizam as notas do Enem como critério de acesso ao ensino superior. Esses programas englobam a admissão em universidades públicas, a concessão de bolsas em instituições privadas e o financiamento de cursos em faculdades particulares.

SISU

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o programa do Ministério da Educação (MEC) responsável por selecionar estudantes para ingresso em universidades públicas.

Funcionamento: Durante o período de inscrição, os candidatos têm a flexibilidade de modificar suas escolhas de cursos quantas vezes desejarem, baseando-se nas notas de corte parciais divulgadas diariamente. Existem vagas reservadas para cotistas, com as regras variando de acordo com a instituição.

Pré-requisitos: É necessário ter participado da edição mais recente do Enem e obtido uma pontuação acima de zero na redação.

PROUNI

O Programa Universidade para Todos (Prouni) é uma iniciativa do MEC que disponibiliza bolsas integrais (100%) e parciais (50% de desconto) em instituições de ensino particulares.

Funcionamento: Durante o processo de inscrição, o candidato deve indicar até duas preferências de curso, especificando a instituição de ensino e o turno desejados. Em seguida, deve optar pela modalidade de ampla concorrência ou cotas. Diariamente, é necessário acompanhar a nota parcial para os cursos selecionados. Caso queira, o candidato pode alterar suas escolhas, sendo considerada a última opção marcada no período de inscrições.

Pré-requisitos: É necessário ter concluído os três anos do ensino médio em escolas da rede pública ou ter estudado com bolsa integral (100%) em instituições privadas. Além disso, é preciso pertencer a uma família com renda per capita de até 3 salários mínimos.

Tipos de bolsa: integral (para famílias com renda mensal per capita de até 1,5 salário mínimo) e parcial (cobrindo 50% da mensalidade para famílias com renda mensal per capita entre 1,5 e 3 salários mínimos).

FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do governo federal que subsidia parte das mensalidades de estudantes em universidades e faculdades privadas. Em contrapartida, os beneficiários assumem o compromisso de quitar o financiamento após a conclusão do curso.

Funcionamento: O crédito pode cobrir de 50% a 100% da mensalidade do curso, sendo os juros dependentes da renda familiar do candidato.

Pré-requisitos: São elegíveis para o processo seletivo aqueles que participaram de qualquer edição do Enem desde 2010, com média mínima de 450 nas cinco áreas do conhecimento e nota superior a zero na redação. Além disso, o candidato deve ter uma renda familiar mensal per capita de até 3 salários mínimos.

Embora alvo de críticas, o Fies não assegura o financiamento total, o que leva alguns estudantes a enfrentarem dificuldades financeiras, pois não conseguem arcar com o restante das despesas, resultando, muitas vezes, em endividamento.

INSTITUIÇÕES PRIVADAS NO BRASIL

Existem instituições privadas de ensino superior que consideram a pontuação do Enem em seus processos seletivos ou concedem descontos nas mensalidades com base no desempenho dos candidatos nesse exame. As regras e prazos variam entre as diferentes universidades.  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES