Abril traz mudança climática para as 5 regiões do Brasil; confira a previsão

As temperaturas devem permanecer acima da média ao longo do mês, com oscilações térmicas previstas

Mapas do Inmet indicam como será as chuvas e temperaturas no Brasil ao longo de abril | Reprodução/Inmet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O mês de abril promete ser marcado por mudanças climáticas em todo o território brasileiro. Com o Oceano Pacífico ainda aquecido, a permanência do fenômeno El Niño é esperada, mas há indícios de um resfriamento contínuo, apontando para uma possível neutralidade e até mesmo o surgimento do La Niña entre junho e agosto. As temperaturas devem permanecer acima da média ao longo do mês, com oscilações térmicas previstas.

NORDESTE: No Nordeste, o Matopiba terá um padrão de chuvas bem distribuídas ao longo de abril, mantendo as temperaturas elevadas. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) pode causar chuvas fortes, principalmente no litoral norte, do Ceará ao Rio Grande do Norte, enquanto outras áreas podem registrar nebulosidade e chuvas a qualquer momento do dia.

NORTE: No Norte do país, abril começa com chuvas intensas, especialmente no sul do Amazonas, Rondônia, sul do Pará e Tocantins. Ao longo do mês, espera-se uma redução nas precipitações. Nas áreas mais afetadas, como centro-leste e nordeste do Pará, podem ocorrer chuvas a qualquer hora do dia, enquanto o restante da região deve ter sol predominante e pancadas de chuva.

CENTRO-OESTE: No Centro-Oeste, o mês inicia com chuvas que gradativamente diminuirão ao longo do tempo, preocupando especialmente os agricultores com o impacto nas lavouras. No sul de Mato Grosso do Sul, a instabilidade atmosférica favorece nebulosidade e chuvas frequentes, enquanto nas demais áreas da região prevalece o sol com pancadas de chuva.

SUDESTE: Na região Sudeste, ocorre uma transição climática, com chuvas previstas, mas menos intensas e regulares em comparação com o verão. A tendência é de uma diminuição das ondas de calor extremo, embora ainda ocorram dias quentes e ensolarados. As temperaturas começam a se elevar gradualmente, principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro, enquanto as demais áreas terão sol com pancadas de chuva.

SUL: No Sul, as condições climáticas são influenciadas pelo El Niño ativo, o que promove chuvas acima da média e possíveis ocorrências de frentes frias. As temperaturas continuarão elevadas, com sol predominante e aumento da nebulosidade ao longo do dia, podendo gerar pancadas de chuva com trovoadas em todas as áreas da região.

Foto: INMET/ReproduçãoPara mais informações, acesse meionews.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES