Advogada enfrenta MP após ofensas racistas e xenofóbicas contra nordestinos

“A gente não vai mais alimentar quem vive de migalhas”, disparou em vídeo publicado nas redes sociais

Escândalo desencadeado | Reprodução/Redes sociais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A ex-presidente da comissão OAB Mulher de Uberlândia, Flávia Aparecida Rodrigues Moraes, enfrentou uma nova denúncia, desta vez pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), que considerou sua fala sobre a região Nordeste do Brasil após a eleição de 2022 como xenofóbica. A denúncia também a acusa de racismo e pede uma indenização de R$ 100 mil por danos morais. Até o momento, a advogada ainda não foi oficialmente citada.

Em outubro do ano passado, Flávia Moraes publicou um vídeo em que criticava os nordestinos por terem dado a maioria dos votos ao então candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no primeiro turno da eleição presidencial. No vídeo, ela aparece ao centro, juntamente a duas outras mulheres, segurando taças com bebidas, enquanto ao fundo toca uma música de apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Leia Mais

"Nós que geramos emprego, nós que pagamos impostos, sabemos o que a gente faz? A gente gasta nosso dinheiro lá no Nordeste. Não vamos fazer isso mais. Vamos gastar dinheiro com quem realmente merece. A gente não vai mais alimentar quem vive de migalhas. Vamos gastar nosso dinheiro no Sudeste, no Sul ou fora do Brasil", disparou.

O promotor Marco Aurélio Nogueira, responsável pela argumentação da denúncia, afirmou que Flávia é uma advogada, uma profissional do direito, e que, portanto, é consciente dos danos que suas ações poderiam causar. No entanto, de forma intencional, ela contribuiu para acirrar os ânimos em razão de um pleito escolar.

É importante mencionar que, à época do discurso, Flávia ocupava o cargo de vice-presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB de Uberlândia, cujo principal objetivo é defender direitos, lutar para conhecer e manter a igualdade. Esperava-se que, como profissional do Direito e devido à posição que ocupava, ela fosse defensora desses valores e princípios constitucionais do país. Entretanto, sua postura racista ofendeu milhões de brasileiros e desrespeitou toda uma população.

Esta é a segunda denúncia que Flávia enfrentou, após o arquivamento de um processo na Justiça Federal, a pedido da Procuradoria da República. O MPF argumentou que, embora lamentável, a forma de exposição dos argumentos não foi suficiente para caracterizar o delito. Agora, o caso está sendo vigiado pelo MPMG, que considera o crime de competência estadual.

Saiba mais em: Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES