Após alta do calor no verão, Brasil deve ter outono mais quente que a média

A transição de estações traz consigo previsões de anomalias de temperatura que podem ficar até 2°C acima do normal

Climatologia de (a) precipitação - chuva e (b) temperatura média do ar para o trimestre abril, maio e junho | Reprodução/Inmet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O verão está se despedindo, e o outono se aproxima com uma perspectiva de temperaturas acima da média em várias regiões do Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A transição de estações, marcada para esta quarta-feira (20), traz consigo previsões de anomalias de temperatura que podem ficar até 2°C acima do normal em algumas áreas do país, conforme estimativas do Inpe.

Este verão foi caracterizado por temperaturas mais altas do que nos últimos três anos, segundo o Inmet, embora não haja dados disponíveis para anos anteriores. Entretanto, a mudança de estação pode trazer consigo a promessa de um resfriamento, especialmente nas regiões Sul e Sudeste, onde a primeira frente fria do outono já se faz presente.

Giovanni Dolif, coordenador substituto de operações e modelagem do Cemaden, destaca que as primeiras semanas do outono costumam ser marcadas por pancadas fortes de chuva e a possibilidade de tempestades violentas, resultado do contraste entre massas de ar quente e a chegada de frentes frias. Ainda que o calor persista em algumas regiões, as águas aquecidas contribuem para esse contraste e a ocorrência de tempestades.

Entretanto, a perspectiva de chuvas abaixo da média é uma preocupação em algumas regiões, especialmente no Norte e Nordeste, onde a influência do El Niño pode ser sentida. Apesar disso, a temporada de chuvas pode se estender até o início de abril, antes que o clima comece a se estabilizar.

O cenário climático para os próximos meses permanece incerto, com a possibilidade de ocorrência do fenômeno La Niña entre junho e agosto, o que pode trazer mudanças significativas no padrão de precipitação em diversas partes do país. Com base em anos análogos, os especialistas do Cemaden preveem um aumento da precipitação em certas regiões durante o verão, o que pode impactar diferentes setores da sociedade.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES