Brasileiros embarcam nesta terça em voo da FAB de volta ao Brasil

A operação tem como objetivo retirar de Israel os brasileiros sobreviventes do conflito

Brasileiros sobreviventes retornam ao Brasil | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã desta terça-feira (10), um grupo de brasileiros desembarcou no aeroporto de Tel Aviv, em Israel, no horário de Brasília, com o objetivo de embarcar em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB). Esse voo faz parte da operação de repatriação que visa trazer de volta ao Brasil os brasileiros que se encontram na área de conflito entre Israel e Palestina.

Entre os brasileiros repatriados estão três residentes de Sorocaba (SP): Mirian Duarte da Silva, Romeu Barbosa da Silva Junior e Mara Gleyde. Eles fazem parte de um grupo de turistas que viajou para Israel para celebrar uma festa religiosa. O grupo estava hospedado próximo a um hotel militar em Jerusalém e encontrava dificuldades para encontrar passagens que possibilitassem o retorno ao Brasil.

A Força Aérea Brasileira (FAB) divulgou que a primeira das seis aeronaves utilizadas na operação de repatriação é um modelo KC-30, com capacidade para aproximadamente 210 passageiros. O avião aterrissou no Aeroporto Ben-Gurion às 15h41 no horário local (9h41 no horário de Brasília). Segundo a FAB, a previsão é que o avião chegue a Brasília na madrugada desta quinta-feira (11).

Leia Mais

Mateus, filho do casal Mirian e Romeu, relatou ao G1 na segunda-feira (9) que seus pais e tios partiram de Sorocaba como parte de um grupo de 11 pessoas que viajou para o país. A data original de retorno ao Brasil era segunda-feira (9), mas foi adiada devido aos conflitos em curso.

Durante sua estadia em Jerusalém, os pais de Mateus vivenciaram momentos de tensão, incluindo a necessidade de se refugiar em um abrigo durante um dos passeios, quando ouviram sirenes alertando sobre mísseis. No sábado (7), foram alertados por sirenes ao longo do dia. 

Devido ao apelo de Mateus para auxiliar no retorno de seus pais, a Prefeitura de Sorocaba criou um canal para ajudar as famílias da região que têm parentes em Israel ou na Faixa de Gaza. As pessoas interessadas podem entrar em contato com a Secretaria da Cidadania pelo telefone (15) 99119-9847. Até o momento, o serviço identificou 15 sorocabanos na região de conflito que manifestaram o desejo de retornar ao Brasil.

(COM INFORMAÇÕES DO G1)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES