Casa é 'engolida' por enorme buraco no interior do Maranhão

O caso já não é novidade entre os moradores da região que temem perder suas casas.

Deslizamento de terras em Buriticupu | Corpo de Bombeiros MA
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após um deslizamento de terras na noite desta terça-feira (9), no bairro Vila Isaías na cidade de Buriticupu, interior do Maranhão, uma casa foi engolida por um enorme buraco que já causava medo aos moradores. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, os proprietários  já haviam deixado o imóvel, e felizmente não houve vítimas. O caso já não é novidade entre os moradores da região que temem perder suas casas.

Em consequência da possibilidade de novos buracos na região, 27 famílias já foram retiradas de suas moradias , e outras 200 correm o risco de perderem suas casas para o grande abismo que se forma. Pesquisadores revelam que ao todo, mais de 50 residências já foram destruídas pelas grandes crateras que se formaram nas últimas décadas na cidade de Buriticupu, e cinco pessoas morreram ao caírem nelas.

Cortes no solo provocados por 'voçorocas'- (Foto: Reprodução/Marinho Drones)Relembre um caso

O policial militar aposentado José Ribamar Silveira caiu em uma dessas ‘Voçorocas’ no dia 1ª de maio enquanto manobrava seu carro também na cidade de Buriticupu. A queda foi de uma altura de 80 metros e ele teve várias fraturas. O tenente foi levado para uma unidade de pronto atendimento e logo transferido para um Hospial em São Luís-MA.

Leia Mais

Saiba o que é uma Voçoroca

Nome científico dado ao fenômeno erosivo que atinge o lençol freático. A cidade de Buriticupu tem uma das maiores concentrações do fenômeno no país. São 26 crateras que avançam pela cidade há pelo menos 30 anos. Para o pesquisador e professor do IFMA, Marcelino Silva Farias, os casos ocorrem devido a falta de planejamento de urbanização .

"Poderia ter sido feito, antes que eles surgissem, deveria ter tido um planejamento adequado para a cidade. E posteriormente um planejamento adequado para a cidade. Surgiu um problema, vamos conter",  afirma o professor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES