Chef Eliz Martins vence o Prêmio Dolmã 2022, o oscar da gastronomia

Chef usou ingredientes bem regionais, como banana da terra, maxixe, carne de sol de campo maior, geleia de caju, chip de banana e flor comestível, numa típica homenagem ao Piauí.

Eliz | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A chef piauiense Elizângela Martins venceu o Prêmio Dolmã 2022 - considerado o “Oscar da Gastronomia Nacional”  - na categoria Regional/Piauí. A premiação ocorreu na sexta-feira (12), na cidade de Macapá, sede anfitriã do evento. 

Após uma concorrida etapa classificatória regional no "Enchefs", Elizângela chegou à grande final nacional no Estado do Amapá com dois outros chefs e venceu por meio de voto popular na internet.

Eliz Martins usou ingredientes regionais como maxixe, carne de sol e banana da terra em seu prato vencedor. (Foto: Reprodução)

Formada em gastronomia em 2021, Eliz Martins, como é conhecida, apresentou na final o prato “Nordestinado”, e usou ingredientes bem regionais, como banana da terra, maxixe, carne de sol de campo maior, geleia de caju, chip de banana e flor comestível, numa típica homenagem ao Piauí.

Segundo ela, foram três dias de estudos e elaboração do prato. “Juntei o meu conhecimento de formação no curso de gastronomia com a minha expertise profissional e me inscrevi no concurso já no último dia e deu certo!”, declarou a chef Eliz.

Leia Mais

Prato vencedor levou nome de Nordestinado. (Foto: Reprodução)

O Prêmio Nacional Dólmã é a reafirmação, o reconhecimento e a valorização do trabalho e da dedicação dos profissionais que se destacam na área gastronômica e que contribuem para o aquecimento da economia brasileira.

Para Ana Cristine, coordenadora do curso de Gastronomia da faculdade em que Eliz se formou, é um orgulho ter a Elizângela como vencedora do Dolmã 2002 e destaca a importância do concurso nacional. “Nossa gastronomia, que é rica de sabores, cores e muita criatividade, só cresce com o prêmio Dolmã, que incentiva a culinária regional, for-talece a pesquisa científica, movimenta o mercado e nos estimula, enquanto academia, a fazer o melhor pela gastronomia da nossa região”, finaliza.

Dolmã e troféu conquistados por chef piauiense. (Foto: Reprodução)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES