Chuvas torrenciais deixam pelo menos 2 mil mortos na Líbia, afirma governo

A cidade portuária de Derna está em situação mais crítica, por ter sido tomada pelas águas, após duas barragens colapsarem.

Derna atingida após duas barragens colapsarem | AP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As fortes chuvas que atingiram a Líbia no último final de semana deixaram pelo menos 2.000 mortos. Essa é a estimativa do governo de Osama Hamad, divulgada nesta segunda-feira (11). O chefe de grupo de ajuda humanitária do Crescimento Vermelho havia informado, nesta segunda, que o número de mortos em decorrência das chuvas seria de 150 e poderia chegar a 250, número bem abaixo do divulgado pelo governo oriental.

Leia Mais

Mas conforme informações apuradas pela Folhapress, o número pode ser muito maior diante da dimensão dos estragos provocados na cidade de Derna onde a situação ficou mais crítica após duas barragens colapsarem, liberando mais de 33 milhões de litros cúbicos de água, gerando enormes inundações, o que deixou várias áreas submersas.

Vídeos compartilhados na internet mostram a cidade de Derna coberta por água. Áreas residenciais inteiras foram destruídas ao longo de um rio que desce das montanhas pelo centro da cidade. Partes de prédios de apartamentos de vários andares que antes ficavam bem afastados do rio afundaram na lama.

Segundo Ahmed Mismari, porta-voz do Exército Nacional da Líbia, que controla o leste do país, a tragédia ocorreu após as barragens acima de Derna colapsarem, e provocou a destruição de "bairros inteiros" e levou "os moradores para o mar". Ainda de acordo com o porta-voz, a estimativa é de que o número de desaparecidos é entre cinco e seis mil pessoas.

Tempestade Daniel

A tempestade Daniel atingiu nos últimos dias a Grécia, Turquia e Bulgária, e provocou a morte de aproximadamente 27 pessoas. Na Líbia, atingiu as regiões de Benghazi, Sousse, Al Bayda, Al-Marj e Derna, uma cidade no Mediterrâneo a cerca de 250 quilômetros a leste de Benghazi.

Devido à situação de risco, quatro grandes portos petrolíferos da Líbia, Ras Lanuf, Zueitina, Brega e Es Sidra, foram fechados a partir da noite de sábado por três dias, disseram dois engenheiros de petróleo à Reuters.

As Nações Unidas na Líbia disseram que estavam acompanhando de perto a tempestade e que "fornecerão assistência urgente em apoio aos esforços de resposta em nível local e nacional".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES