'Cometa do Diabo' se aproxima da Terra e poderá ser visto do Brasil em abril

O cometa ganhou sua alcunha “diabólica” devido a uma explosão que distorceu sua coma em uma forma que lembra chifres, em julho de 2023

Fenômeno raro | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Durante as próximas semanas, os entusiastas da astronomia terão a oportunidade de observar um espetáculo celestial raro, à medida que o Cometa do Diabo, oficialmente conhecido como 12P/Pons-Brooks, se aproxima da Terra, oferecendo um show de luzes nos céus noturnos. Descoberto em 1812 pelo astrônomo francês Jean-Louis Pons, o cometa ganhou sua alcunha "diabólica" devido a uma explosão que distorceu sua coma em uma forma que lembra chifres, em julho de 2023.

Com uma magnitude atual de 5,0, mais brilhante que o planeta Urano, o Cometa do Diabo já está se tornando mais visível para observação, especialmente no Hemisfério Norte, onde já é possível avistá-lo com instrumentos. Embora países do Hemisfério Sul, como o Brasil, só possam testemunhar o cometa mais adiante, por volta de 19 ou 20 de abril, quando atingirá seu brilho máximo, alcançando uma magnitude de 3,0, ainda será um espetáculo digno de ser observado com binóculos ou até mesmo a olho nu.

O QUE SÃO COMETAS? Os cometas são corpos celestes compostos principalmente por gelo, poeira e rochas que viajam pelo espaço em órbitas elípticas ao redor do Sol. Eles são frequentemente descritos como "bolas de neve sujas" devido à sua composição gelada misturada com materiais sólidos.

Quando um cometa se aproxima do Sol em sua órbita, o calor solar faz com que o gelo dentro dele sublima, transformando-o diretamente de sólido para gás. Esse processo libera poeira e gás, criando uma longa e brilhante cauda que pode se estender por milhões de quilômetros através do espaço. A observação desses corpos celestes fornece informações importantes sobre a formação do Sistema Solar e sobre os materiais que o compõem.

Para mais informação, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES