Conheça a deliciosa Rota do Queijo Terroir Vertentes de Minas Gerais

Experiências do Brasil Rural mostra as delícias da Rota do Queijo Terroir Vertentes, em Minas Gerais

Turismo | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

26 cidades de Minas Gerais abrigam um circuito que permite ao turista fazer uma imersão na Rota do Queijo Terroir Vertentes, também contemplada pela parceria entre os ministérios do Turismo, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a Universidade Federal Fluminense (UFF), que capacita empreendedores para fomentar o turismo no campo.

O circuito percorre municípios que integram a Trilha dos Inconfidentes, como São João del-Rei, Barbacena e Tiradentes, e proporciona uma viagem cheia de emoções e descobertas históricas em meio às raízes da produção do ilustre derivado do leite no Campo das Vertentes. 

O turista pode vivenciar toda a rotina dos agricultores que fabricam a iguaria, tendo contato com as tradições e técnicas utilizadas e, o melhor, a oportunidade de degustar os exemplares do Queijo Minas Artesanal, do Queijo Reino e de queijos finos.

Queijos, gastronomia, cavalgadas e visitas a propriedades rurais são alguns dos atrativos da Rota do Queijo Terroir Vertentes. (Crédito: Divulgação)

Experiências do Brasil Rural

Marcus Vinicius Januário, gestor da Instância de Governança Regional do circuito, relata que as qualificações do Experiências do Brasil Rural favorecem o reforço de parcerias entre as atividades. “Está sendo fundamental nas capacitações fazer com que cada produtor tenha um conhecimento aprimorado da região. Fazendo com que ele passe a conhecer o potencial turístico do entorno também, bem como os produtos do vizinho, trabalhando em parceria e mostrando toda a potencialidade dos nossos serviços”, aponta.

Os turistas da Rota do Queijo Terroir Vertentes contam, ainda, com a possibilidade de se hospedar em algumas propriedades do roteiro e realizar atividades típicas do meio rural, como cavalgadas e a ordenha dos animais que fornecem a matéria-prima do produto, sempre orientados por anfitriões quanto aos processos de elaboração da especiaria. Outra opção é se deliciar em restaurantes típicos da tradicional gastronomia, que inclui, ainda, cafés especiais, doces e cachaça artesanal, entre outras atrações, além de participar de atividades pedagógicas vinculadas ao contexto rural.

Circuito 

O circuito foi concebido para incentivar o desenvolvimento econômico e gastronômico das cidades que integram a Trilha dos Inconfidentes. Além de fomentar o turismo e a geração de renda aos produtores e suas famílias, o roteiro permite a criação de negócios ligados ao Queijo Mineiro, premiado no Brasil e no exterior. A formação do roteiro teve apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), que realizou o levantamento dos queijeiros interessados em comercializar a mercadoria diretamente ao turista.

Projeto

Além da Rota do Queijo Terroir Vertentes, integram o Experiências do Brasil Rural os roteiros “Terra Mãe do Brasil, seus caminhos, segredos e sabores”, da Bahia; a Rota Amazônia Atlântica, do Pará; o Agroturismo do Espírito Santo; a Rota Gourmet das Terras Altas da Mantiqueira, também em Minas; o Caminhos do Campo, em Santa Catarina, e a Ferradura dos Vinhedos e o Farroupilha Colonial, no Rio Grande do Sul. Após um diagnóstico inicial, empreendedores participam agora de capacitações sobre as cadeias produtivas de interesse do projeto: queijos, vinhos, cervejas e frutos da Amazônia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES