Conta de luz mais cara? Saiba de onde vem o aumento e a solução do governo

De acordo com a agência, a projeção é de um aumento de 5,6%, superando a inflação estimada em 3,9% pelo mercado financeiro

Conta de luz pode subir até 19% em 2024 | Montagem/MeioNorte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) prevê que a conta de luz no Brasil terá um aumento acima da inflação em 2024. De acordo com a agência, a projeção é de um aumento de 5,6%, superando a inflação estimada em 3,9% pelo mercado financeiro. Esse cenário representa uma continuidade da tendência observada desde 2021 para os consumidores residenciais. A consultoria PSR também estima um aumento, projetando um acréscimo de 4% acima da inflação.

Os especialistas consultados destacam três principais fatores que têm pressionado a conta de luz: o crescimento dos subsídios pagos pelos consumidores, o custo da contratação de energia e os investimentos em transmissão. Os subsídios, que custarão aos consumidores R$ 32,7 bilhões somente em 2024, representam 12,5% da conta de luz, financiando políticas públicas e descontos para pessoas de baixa renda.

Além disso, o custo da contratação de energia, especialmente termelétrica, e os investimentos bilionários em transmissão para escoar a energia renovável do Norte de Minas Gerais e Nordeste também contribuem para o aumento. Esses fatores têm levado a um debate sobre a necessidade de revisão do marco legal do setor, considerando as mudanças ocorridas desde a última regulamentação.

Enquanto alguns estados podem ter reajustes mais significativos, a Agência Nacional de Energia Elétrica esclarece que os aumentos são aplicados de acordo com as especificidades regionais. A proposta do governo Lula (PT) para reduzir a conta de luz envolve o uso dos aportes da Eletrobras, provenientes da privatização, para pagar empréstimos das distribuidoras devido à pandemia e custos durante a crise hídrica. A medida está em discussão no Executivo, com a expectativa de ser encaminhada ao Congresso por meio de medidas provisórias.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES